Entrevista com Russo, primeiro zagueiro a marcar Ronaldo Fenômeno: “Consegui parar ele!”

por

Dia 25 de maio de 1993 estreava Ronaldo Fenômeno, um dos maiores atacantes que o planeta do futebol acompanharia, e que viria a ser dono de três prêmios de “Melhor Jogador do Mundo”. No Estádio do Ronaldão, em Poços de Caldas, seu primeiro desafio como jogador profissional foi tentar superar um zagueiro de 1,84 m de altura que não lhe deu paz um minuto sequer.

“Vai com calma, Russão, vai com calma…”, dizia a jovem promessa do Cruzeiro. “Ronaldo, eu tenho que fazer meu trabalho, se não o professor ‘me saca’”, respondia o zagueiro a cada embate com o atacante.

Osvair Milan, o Russo, dando entrevista quando atuava pela Caldense

Osvair Milan, o Russo, foi um célebre zagueiro da Veterana que começou a defender as cores alviverdes em novembro de 1989. Muito querido pela torcida no tempo em que atuou pelo clube, o ex-atleta foi se despedir sete anos depois, em julho de 1996.

Conhecido por sua garra e pelo espírito competitivo, Russo era peça fundamental dentro do esquema defensivo da Caldense. “Eu sempre fui aquele zagueiro raçudo,  não tinha muita técnica mas tinha muita vontade de vencer, então a gente marcava firme”, disse o ex-defensor, sobre como enxergava seu estilo de jogo.

Russo, em entrevista ao canal da Caldense no Youtube


Russo concedeu uma entrevista à Caldense relembrando histórias do seu tempo de Veterana, junto de momentos e jogos marcantes da sua passagem, ano a ano. Chamado de ‘zagueiro artilheiro’ em algumas situações, Russo puxou da memória situações vividas com a camisa alviverde que deram orgulho para a torcida. Sua simplicidade e humildade se opõem à grandiosidade que ele trazia para campo em cada confronto com os atacantes adversários.

“Eu vim de uma família humilde, e graças a Deus a Caldense me deu muita coisa que eu tenho. É muita emoção estar no clube da Caldense hoje, dando esta entrevista aqui dentro, vendo como o clube cresceu. Quando eu estava subindo a serra, parecia que eu estava sendo contratado”, relatou Russo.

Assista a entrevista completa do ex-zagueiro da Veterana: