“A Jornada”, livreto relata os bastidores e desafios para a produção do Almanaque da Caldense

Quatro anos intensos de trabalho, centenas de encadernados de jornais folheados, milhares de fotos digitalizadas, dezenas de viagens atrás de arquivos e incansáveis horas de pesquisa. Para elaborar o livro Almanaque da Caldense, o jornalista e gerente de comunicação do clube, Renan Muniz, embarcou em uma verdadeira aventura para resgatar a história da equipe.

Os bastidores em busca de informações históricas para documentar o centenário da Caldense foram repletos de desafios e alegrias. A missão se tornou, além de trabalho, um propósito de vida para Renan, que dedicou todo e qualquer tempo disponível para reunir a maior quantidade possível de informações para catalogar todos os jogos, jogadores e técnicos da história do futebol alviverde, desde 1925 até 2025.

Tamanha foi a quantidade de acontecimentos curiosos durante a pesquisa e conquistas a cada nova informação encontrada, que o jornalista resolveu relatar a trajetória desde a concepção da ideia do almanaque até a publicação do material em um livreto digital de 56 páginas, intitulado “A jornada pela história da Veterana”, recheado de momentos divertidos, inspiradores e com muitas fotos dos bastidores.

Ao longo da pesquisa, Renan garimpou todos os acervos possíveis de Poços de Caldas, incluindo coleções de jornais, súmulas, documentos, correspondências, atas, cartazes, fotos, vídeos e esteve até no cemitério municipal procurando datas. Também viajou para inúmeras cidades onde a Veterana atuou para localizar registros e fez contatos com pesquisadores de todo o Brasil.

Enfrentou dificuldades para descobrir o paradeiro de muitos materiais, se arrastou por porões e forros para resgatar arquivos dados como perdidos para sempre, vasculhou manuscritos quase ilegíveis e assistiu mais de 200 gravações de jogos na íntegra para extrair dados e trazer a público o registro histórico.

Além disso, passou por momentos de susto, onde por um azar incrível quase perdeu seu HD externo onde todos os arquivos estavam salvos, terminou um relacionamento com a namorada para poder se concentrar ainda mais na pesquisa e devido ao alto orçamento para impressão do livro, por pouco o material não foi engavetado.

Depois de muito esforço, dedicação e perseverança, contando com a ajuda de muitas pessoas que se disponibilizaram a colaborar, aos poucos a pesquisa foi avançado e o resultado final é um livro monumental que resgata a memória dos jogadores que defenderam a Veterana, traz grandes recordações aos torcedores e que irá servir como fonte de informações para a imprensa nos futuros jogos.

“Foi como montar um quebra-cabeça de 10 mil peças sem saber onde as peças estavam. Localizar cada uma delas e depois descobrir onde se encaixavam. Toda essa jornada foi muito desafiadora e esse relato é muito importante para que todos saibam a dificuldade que é fazer um livro com um volume colossal de informações como o Almanaque da Caldense e os desafios de cada etapa: pesquisa, edição de imagens, entrevistas, análise de dados, elaboração de estatísticas, diagramação, captação de patrocinadores. Tudo foi feito com muito carinho e espero que todos gostem do resultado final”, disse Renan Muniz.

O livreto “A jornada pela história da Veterana”, com os bastidores do Almanaque da Caldense, pode ser livro gratuitamente no site alviverde.