Basquete

basquete

 

Foi durante a presidência de David Benedicto Ottoni, em março de 1931, que se pensou pela primeira vez em um time de basquetebol. Naquele ano, aproveitando alguns funcionários da prefeitura municipal, foi construído um campo improvisado, sob a supervisão do técnico de futebol Ângelo Belluomini. Em 1958, a Caldense se filiou à Federação Mineira de Basquete e logo se tornou uma das equipes mais fortes do estado em todas as categorias. Muitos atletas de destaque foram revelados nas quadras do clube, que no início dos anos 90 foi sede de treinamentos da Seleção Brasileira Feminina liderada por Hortência e Paula.
O clube oferece aulas para associados e representa Poços de Caldas em várias competições estaduais e nacionais. Atletas da Caldense, frequentemente são convocados pela Seleção Mineira de Basquete. Tradicionalmente, nas comemorações de aniversários da Caldense,  é realizada a Maratona de Basquete, com arrecadação de alimentos revertidos par entidades da cidade.

Em 2013, o atleta Raul Togni Neto, revelado pela Caldense e treinado pelo técnico Julio Cesar de Freitas, foi selecionado pela NBA, maior liga de basquete do mundo. Raulzinho, que é filho de Raul Togni, também ex-atleta da Caldense e seleção brasileira,  esteve com time brasileiro nas Olimpíadas de Londres em 2012.

Raulzinho treinando na Caldense

Raulzinho treinando na Caldense