Funcionários da Caldense realizam curso de Salvamento Aquático

por


A Associação Atlética Caldense, em parceria com a 2º CIA de Bombeiros Militar, realizou durante três dias, o Curso de Suporte Básico de Vida (SBV) e Salvamento Aquático. Atualmente no Brasil, diariamente morrem em média 21 pessoas por afogamento, que é a segunda maior causa de óbito de pessoas entre 5 e 14 anos. Minas Gerais é o segundo estado com maior indicie de afogamentos. Visando a prevenção e também o salvamento dentro do clube, a Caldense ofereceu este curso a 13 funcionários, que passaram por aulas teóricas e práticas.

As aulas de SBV foram realizadas terça-feira (4) e quarta-feira (5) na sala de instrução do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas, e as aulas de Salvamento Aquático foram realizadas quinta-feira (6), nas piscinas da Caldense. Participaram também do curso funcionários do SEST/SENAT, totalizando 22 alunos, que após 12 horas de curso foram qualificados e certificados como guarda-vidas.

O curso, que segue as normas do protocolo mundial de salvamento, foi ministrado pelo Sargento Figueiredo, que o considera indispensável, principalmente em um clube como a Caldense, que recebe diariamente um grande número de pessoas em seu parque aquático. “É com muita satisfação que o Corpo de Bombeiros realiza este curso em parceria com a Caldense. É importante que o clube se preocupe com o associado e com as pessoas que frequentam as piscinas. Sempre temos que estar preparados para acidentes e, com este curso, os alunos aprenderam não só a realizar salvamento, mas também a prevenir acidentes, que já diminuem em 85% o número de afogamentos”, concluiu o responsável pelo curso.

Os funcionários do clube que realizaram o curso, avaliaram como excelente e pretendem sempre estar se atualizando: “São práticas que podemos estar usando em nosso trabalho, e com o conhecimento adquirido nos sentimos até mais tranquilos, pelo fato de termos ciência dos procedimentos que devemos realizar em caso de acidentes no clube”, disse Luis Gustavo Bolognani, salva-vidas da Caldense. O clube pretende oferecer este curso duas vezes por ano para atualização e aprendizado de seus funcionários.