Atletas da Caldense realizam exames cardiológicos

por


Dezesseis jogadores passaram o dia em avaliação

 

Tiago Azulão realiza o exame pela segunda vez no ano
Tiago Azulão realiza o exame pela segunda vez no ano

Jogadores da Caldense passaram por uma bateria de exames nesta quarta-feira. Durante todo o dia os novos contratados da Veterana estiveram no Centro Médico Integrado à Saúde (CMIS) de Poços de Caldas (MG) para avaliar a capacidade cardiológica.

Os atletas que jogaram no time durante o segundo semestre de 2015 foram poupados, uma vez que os exames feitos em cada clube tem validade de um ano. Já Magalhães, Marcelinho, Marx, Jailton, Tiago Marin, Marcinho, André Oliveira, Marcelo Régis, Gilson, Edilson, Rafael Estevam, Michel Benhami, Marcel, Álvaro, Tiago Azulão e Edu foram atendidos pelo responsável técnico da clínica Dr. Aureliano Inácio de Sousa Neto, e também Dr. Renan Vicente Starling Braga e Dr. Renato Carvalho de Vilhena.

“Eles passaram por consultas e exames de ecocardiograma e eletrocardiograma de repouso e em esforço. O principal objetivo é detectar um fator de risco para evitar o colapso cardíaco. Atletas de alto rendimento devem realizar no mínimo um check up anual pois mesmo mantendo uma vida saudável podem surgir alterações fisiológicas que, quando existentes, são tratadas”, explica Aureliano.

Faz parte das exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a realização de exames médicos anuais. Os clubes devem enviar às Federações um atestado de cada jogador quando contratado – este documento é necessário para que o atleta seja registrado junto à Confederação. Em alguns casos, os jogadores realizam mais de um exame por ano.

Em 2015 esta é a segunda vez que o meia-atacante Tiago Azulão se submete a exames cardiológicos. “Nós estamos acostumados a passar por estas avaliações pois cada clube que entramos tem essa exigência. No final do ano passado realizei os exames quando fui contratado para disputar o Campeonato Mineiro com a Caldense. Em junho fiz pelo Fortaleza (CE), e agora novamente para a Caldense. Eu gosto de me cuidar e ter uma vida equilibrada, por isso não me importo e acho muito importante saber como está a minha saúde”, conta o jogador.

Para o preparador físico da Caldense, Luiz Caros Caldiron, “é fundamental importância avaliar as funções cardíacas dos atletas em repouso e no teste de esforço. Eles são submetidos a atividades que exigem muito da capacidade fisiológica do organismo, principalmente o sistema cardíaco”.

Todos os atletas avaliados tiveram bons resultados, estão saudáveis e aptos a continuar os treinos físicos e técnicos no Centro de Treinamentos Ninho dos Periquitos. Durante os próximos dias haverá a preparação para o jogo-treino contra o Guarani (SP) no sábado (19) às 10h no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).