Psicologia organizacional tem papel importante na Caldense

por

É comum quando se fala em psicologia que venha à mente a psicologia clínica, a terapêutica. No entanto, em clubes como a Associação Atlética Caldense, é de extrema importância a implementação, e consequentemente o desenvolvimento, de outra área de atuação do psicólogo: a psicologia organizacional.
Segundo divulgado pelo Conselho de Psicologia, a psicologia organizacional “caracteriza-se pelo estudo do fator humano na organização e compreende a criação de condições organizacionais que auxiliem na elaboração de um clima propício para que os colaboradores possam atingir suas metas de trabalho e de desenvolvimento pessoal”.
Vanessa Melo, psicóloga organizacional da Caldense há cinco anos, conta como é a rotina do seu trabalho no clube. “Meu papel aqui dentro é trabalhar junto ao setor de Recursos Humanos. Eu trabalho como facilitadora. Faço o processo seletivo para todos os setores, recruto os currículos, faço a avaliação psicológica e com o gestor da área, verificamos se o candidato tem aptidão para a vaga. Se ele passar pelas avaliações psicológica, comigo, e técnica, com o gestor, ele é aprovado. Posteriormente, eu faço a integração ao clube desse colaborador novo, o apresento para o setor, mostro as regras e procedimentos aqui de dentro, para que ele seja inserido na realidade do novo trabalho”, esclarece.
Vanessa também é responsável por dar suporte aos colaboradores, tanto pessoal quanto profissionalmente, mas ressalta-se que isso não é um atendimento psicológico clínico, e sim um trabalho de orientação. “Na psicologia organizacional, nos preocupamos em desenvolver estratégias que melhorem a qualidade de vida dos nossos colaboradores no ambiente de trabalho. Se o profissional está com problema, nós entendemos que isso interfere no serviço e no rendimento dele, então buscamos auxiliá-lo e orientá-lo. Passo a desenvolver um trabalho de escuta, tento ampará-lo e apoiá-lo dentro da empresa. Sendo necessário acompanhamento clínico, o encaminho para um profissional indicado”, finaliza.

(Na foto, Vanessa Melo, psicóloga da Caldense)
a

Texto e foto: Priscila Loiola/A.A.Caldense