Caldense revela e premia maiores artilheiros de sua história; Confira os 20 primeiros

por

Ao longo do ano, o departamento de marketing da Caldense realizou um intenso trabalho para catalogar todos os jogos já realizados pela equipe profissional da Veterana. Com o material em mãos, foi possível descobrir quem são os maiores artilheiros da história do clube. Na noite de sábado (01), a lista foi revelada e os principais goleadores foram premiados.

O evento ocorreu no Ginásio Luiz Sodré Ayres, na sede social. Marcaram presença inúmeros ex-jogadores alviverdes. Os craques foram comtemplados com troféus em três categorias: Os dez maiores artilheiros da história, os três principais nascidos em Poços de Caldas e o maior zagueiro-artilheiro.

Mirandinha ficou no topo do ranking com 67 gols e venceu o prêmio principal. Gustavinho anotou 21 tentos e ganhou como maior goleador poços-caldense, Fogueirinha e Rubinho também foram contemplados. Já Paulista, com 10 gols, foi o zagueiro que mais marcou pelo Verdão.

Foi lançado ainda um minidocumentário contando um pouco da trajetória de cada um dos dez principais goleadores. O material conta com depoimentos dos jogadores, fotos, recortes de jornal, narrações e gols. O vídeo pode ser assistido na página oficial da Caldense no Facebook.

Nas primeiras décadas do clube, a equipe ainda era amadora e não disputava campeonatos federados. Os jogos, em sua grande maioria, eram amistosos. Muitas partidas sequer foram documentadas ou noticiadas, o que impossibilita encontrar resultados e autores dos gols. Por isso, o levantamento inclui apenas partidas da era semiprofissional e profissional da Veterana (de 1967 à 2018).

Para a pesquisa, foram consultadas as seguintes fontes: Súmulas FMF e CBF, Jornal Mantiqueira, Jornal Gazeta do Sul de Minas, Acervo Museu de Poços, Revista Placar, RSSSF Brasil, Futebol Nacional e Livro AAC: História e Glórias. Amistosos e jogos-treino não foram incluídos na contagem final.

Confira os 20 maiores artilheiros da história profissional da Caldense:

Mirandinha67 gols
Cafuringa49 gols
Augusto40 gols
Ailton Lira33 gols
Jeremias31 gols
Luiz Eduardo30 gols
Edmilson26 gols
Alexandrino25 gols
Ewerton Maradona24 gols
10ºMagú22 gols
11ºGustavinho21 gols
12ºMarcio19 gols
13ºAgnaldo Xavier18 gols
14ºFabinho17 gols
15ºGanzepe16 gols
15ºCasagrande16 gols
15ºZezinho16 gols
18ºCarioca15 gols
19ºFogueirinha14 gols
20ºJota Lopes13 gols
20ºRubinho13 gols