Caldense revela e premia maiores artilheiros de sua história; Confira os 20 primeiros

Principais goleadores da história da Caldense receberam troféus (Foto: Matheus Sanaiotte / Caldense)

Ao longo do ano, o departamento de marketing da Caldense realizou um intenso trabalho para catalogar todos os jogos já realizados pela equipe profissional da Veterana. Com o material em mãos, foi possível descobrir quem são os maiores artilheiros da história do clube. Na noite de sábado (01), a lista foi revelada e os principais goleadores foram premiados.

O evento ocorreu no Ginásio Luiz Sodré Ayres, na sede social. Marcaram presença inúmeros ex-jogadores alviverdes. Os craques foram comtemplados com troféus em três categorias: Os dez maiores artilheiros da história, os três principais nascidos em Poços de Caldas e o maior zagueiro-artilheiro.

Mirandinha ficou no topo do ranking com 67 gols e venceu o prêmio principal. Gustavinho anotou 21 tentos e ganhou como maior goleador poços-caldense, Fogueirinha e Rubinho também foram contemplados. Já Paulista, com 10 gols, foi o zagueiro que mais marcou pelo Verdão.

Foi lançado ainda um minidocumentário contando um pouco da trajetória de cada um dos dez principais goleadores. O material conta com depoimentos dos jogadores, fotos, recortes de jornal, narrações e gols. O vídeo pode ser assistido na página oficial da Caldense no Facebook.

Nas primeiras décadas do clube, a equipe ainda era amadora e não disputava campeonatos federados. Os jogos, em sua grande maioria, eram amistosos. Muitas partidas sequer foram documentadas ou noticiadas, o que impossibilita encontrar resultados e autores dos gols. Por isso, o levantamento inclui apenas partidas da era semiprofissional e profissional da Veterana (de 1967 à 2018).

Para a pesquisa, foram consultadas as seguintes fontes: Súmulas FMF e CBF, Jornal Mantiqueira, Jornal Gazeta do Sul de Minas, Acervo Museu de Poços, Revista Placar, RSSSF Brasil, Futebol Nacional e Livro AAC: História e Glórias. Amistosos e jogos-treino não foram incluídos na contagem final.

Confira os 20 maiores artilheiros da história profissional da Caldense:

Mirandinha 67 gols
Cafuringa 49 gols
Augusto 40 gols
Ailton Lira 33 gols
Jeremias 31 gols
Luiz Eduardo 30 gols
Edmilson 26 gols
Alexandrino 25 gols
Ewerton Maradona 24 gols
10º Magú 22 gols
11º Gustavinho 21 gols
12º Marcio 19 gols
13º Agnaldo Xavier 18 gols
14º Fabinho 17 gols
15º Ganzepe 16 gols
15º Casagrande 16 gols
15º Zezinho 16 gols
18º Carioca 15 gols
19º Fogueirinha 14 gols
20º Jota Lopes 13 gols
20º Rubinho 13 gols