Campeonato Mineiro 2019 começará dia 20 de janeiro e terá VAR nas fases finais

por

Foi realizado na tarde desta terça-feira (23), o conselho técnico para o Campeonato Mineiro 2019. Estiveram presentes representantes dos 12 clubes que irão disputar o módulo I. O formato de disputa da competição foi mantido, mas algumas novidades serão implantadas, entre elas o árbitro de vídeo (VAR).

A Caldense foi representada por Luís Antônio Sebastião (supervisor de futebol), Luís Fernando Soares (vice-presidente eleito) e Sérgio Pereira Lemos, o popular Serginho Maracanã (assessor de futebol profissional).

O sistema de disputa foi mantido. Todos os clubes se enfrentarão em turno único. Os oito melhores avançam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados. A competição irá começar dia 20 de janeiro e terá seu desfecho em 21 de abril.

As quartas de final terão jogo único, com mando de campo da equipe melhor classificada. Empate leva a decisão para os pênaltis. A novidade é que as partidas das quartas somente poderão ser realizadas em estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas.

As semifinais e a final terão jogos de ida e volta, sendo que o time melhor classificado decide em casa e joga por dois empates ou vitória/derrota pela mesma diferença de gols. Essas duas fases contarão com a tecnologia VAR, aprovada por unanimidade pelos clubes e que será bancada pela FMF. Entretanto, o sistema somente será utilizado em estádios que cumpram os requisitos necessários para funcionamento, a homologação será de responsabilidade das equipes.

Outra novidade é que os times podem inscrever reforços a qualquer momento da competição, inclusive nas fases finais. Anteriormente a inscrição de atletas só era permitida até o término da primeira fase.

A tabela básica do campeonato, com a ordem dos confrontos e datas mais precisas das partidas, deve ser divulgada até o dia 20 de novembro. Participarão do estadual os seguintes times: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Guarani, Patrocinense, Tombense, Tupi, Tupynambás, URT e Villa Nova.