Caldense sobe para a 70ª posição no ranking da CBF

Subindo: Caldense havia atingido melhor classificação de sua história ano passado e agora melhorou quatro posições (Foto: Renan Muniz / Caldense)

A CBF divulgou o Ranking Nacional de Clubes 2019. Na última temporada, a Caldense havia atingido a melhor classificação de sua história na lista. Desta vez, subiu mais quatro posições e chegou ao 70º lugar com 1024 pontos.

O ranking da Confederação Brasileira de Futebol surgiu em 2003 e enumera as equipes brasileiras de acordo com o desempenho nas competições nacionais disputadas nos últimos cinco anos, com peso maior para as disputas mais recentes.

A Caldense marcou presença na lista pela primeira vez na relação de 2004, após ter participado da Copa do Brasil de 2003, quando eliminou o Juventude. Nas temporadas seguintes, a Veterana não somou pontos e foi perdendo posições até ficar fora do ranking em 2011.

Devido a participação alviverde na Copa do Brasil de 2014, a equipe figurou na relação de 2015. Desde então, com a constante presença na Série D, o Verdão passou a subir anualmente e saiu do 159º lugar em 2015 até chegar à 70ª posição na lista para o ano de 2019.

Evolução da Caldense no ranking da CBF ao longo dos anos (Gráfico: Matheus Sanaiotte / Caldense)