Caldense cria espaço funcional no CT para atletas em transição do departamento médico

por

Com a intenção de melhorar a estrutura do Centro de Treinamento Ninho dos Periquitos, a Caldense implantou uma pista de 30 metros de grama sintética. O local será utilizado como espaço funcional para atletas que estiverem em transição do departamento médico para os treinos de campo.

Durante as atividades na pista, serão realizados piques, saltos e outros exercícios, justamente para avaliar o jogador e poder liberá-lo ou não para os trabalhos no gramado. Além disso, o espaço será utilizado no cotidiano de atividades pré-treino, como por exemplo para a prática da pliometria, sequência de exercícios que estimula a máxima utilização dos músculos através de movimentos rápidos e de explosão.

A pista fica próxima à academia, o que facilita o acesso e deixa o fluxo mais funcional. “É mais um espaço em prol da preparação física, já que há pouco tempo inauguramos uma sala de fisiologia. E vai ser muito útil para o departamento médico também, com os atletas que estão saindo do tratamento e precisam fazer algum trabalho antes de ir para o treino”, comentou o preparador físico e fisiologista da equipe Zeca Barbosa.

“No que diz respeito à demanda da fisioterapia, esse espaço será utilizado para iniciar o trabalho gestual do atleta de forma progressiva. Ou seja, o início da transição, onde o atleta já recuperado de lesão, fará um trabalho específico com a fisioterapia, antes de ser liberado para o setor de preparação física do clube e depois para os treinos técnicos”, disse o fisioterapeuta da Caldense Lucas Moreira.