No último sábado, dia 20 de abril, aconteceu a seletiva para a definição dos atletas que representarão o município de Poços de Caldas na etapa estadual do JEMG, os Jogos Escolares de Minas Gerais, que contará com cerca de 6.000 atletas em cidade ainda a ser definida, classificando-se para essa etapa apenas campeão e vice de cada categoria.
Os jogos escolares de Minas Gerais são uma ferramenta pedagógica do governo estadual que visam aumentar o vínculo entre os alunos e a escola, bem como a captação de novos talentos. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), com execução técnica de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).
A Equipe de Judô da Associação Atlética Caldense esteve representada por doze atletas, sob o comando dos Senseis Júnior e Ronaldo. Oito atletas da equipe conquistaram suas classificações alternando entre o primeiro e segundos lugares, disputando as vagas com mais de 80 atletas divididos nas categorias feminina e masculino, são eles:
Giovana Del Roveri – Campeã
Emanuel Damazo – Campeão
Gabriel da Silva Henrique – Campeão
Erika Suzuki – Vice-campeã
Davi Infante – Vice-campeão
Erick de Oliveira – Vice-campeão
Pâmela – Vice-campeã
Pedro – Vice-campeão
Participaram ainda os atletas Ulisses Gregório, Heitor Alvisi, Henrique Benetti e Karoline Feitosa, que lutaram até as semifinais onde foram superados pelos adversários.
Segundo o Sensei Júnior, foi o resultado mais expressivo da equipe formada a pouco tempo, considerando a importância dos JEMG que se trata da competição escolar mais importante de Minas Gerais. “Participamos com 12 atletas e fomos superados apenas por uma equipe que contava com mais de 40 atletas já acostumados e que possuem vários campeões da etapa estadual e nacional”, disse.
O Sensei Ronaldo avalia como positiva a participação, ascensão da equipe e destaca que se trata de um trabalho desenvolvido com responsabilidade visando primeiramente a formação como cidadãos , além da inclusão de todos à modalidade.
Ambos senseis destacam o apoio da diretoria do clube como fator primordial para os resultados obtidos.