A tarde desta quinta-feira (24) foi marcada por emoção e tensão no CT Ninho dos Periquitos. A equipe Sub-9 da Associação Atlética Caldense enfrentou o Corinthians, de Varginha-MG, na grande final da BrazilCup e, após um empate no tempo regulamentar de 1 a 1, acabou derrotada nos pênaltis por 5 a 4, conquistando o vice-campeonato da competição.
A campanha da Veterana foi impecável até a decisão. Sob o comando do técnico Rodrigo Andrade e dos auxiliares Guilherme Noronha, Juninho Pereira e Rafael Soares, a garotada chegou invicta à final, mostrando solidez e talento em campo.
Para o técnico Rodrigo Andrade, o desempenho da equipe foi motivo de grande orgulho. “Foi uma grande participação até chegar à final, de forma invicta. Isso não tem nem contestação. A gente não perdeu nenhum jogo, mas quando chega nessa hora dos pênaltis, o emocional conta muito. Eles têm 9 anos só. A gente não tem como exigir absolutamente nada… O emocional interfere diretamente na batida deles. E se um está um pouquinho mais nervoso, está um pouco mais inseguro, infelizmente a bola não entra”, comentou.
Rodrigo destacou ainda que o resultado serve como parte de um processo formativo, fundamental no desenvolvimento dos atletas. “Quanto mais eles passarem por isso, mais vão chegar lá na frente preparados. Nós enfrentamos duas vezes essa equipe do Corinthians e empatamos as duas. É uma equipe muito forte, com jogadores da região. Mas na batida dos pênaltis, aquela calma, aquela tranquilidade… Eles vão angariando isso com o tempo, e a gente tem que vivenciar. Lá na frente, a gente vai desfrutar de outros resultados”, disse o técnico.
Entre os pais presentes, a emoção também tomou conta. Everton Donizete Campos, pai do pequeno Oliver Campos, celebrou o desempenho do filho e dos colegas. “É uma satisfação muito grande. A gente vem acompanhando o desenvolvimento dessa turminha e é um privilégio poder participar. Eles vêm provando que merecem atenção para continuar crescendo. Eles entregam tudo em campo, com coragem, garra e amor”, afirmou.
Everton ainda ressaltou a importância da presença da família no processo. “É essencial esse apoio. Às vezes a gente repara, eles ficam procurando naquele momento de segurança, ver o pai, a mãe, a torcida. Esse apoio é fundamental.”
O vice-campeonato da BrazilCup Sub-9 consolida a força da escolinha de futebol da Caldense, reafirmando o compromisso do clube com a formação de atletas e cidadãos por meio do esporte, especialmente em seu ano de centenário.
O TIME
Arthur Munari de Lima, Bento Ballarin Silva, Davi Miguel Ramos da Silva, Enzo Dacampo Manoel, Francisco Bernardini Barbosa, Henrique José Telles Xavier, Henrique Tsuji Chiavegatti, Joabe H. da Silva de Paula, João Guilherme Munis Silva, Joaquim Alvisi Garcia, Oliver Melazzo Campos, Olívia Cunha Loureiro, Rafael Francisco A. de Paula, Rafael Soares de Carvalho Filho e Victor Henrique Jerônimo.