Câmara Municipal realiza sessão especial comemorativa dos 100 anos da Caldense

Na noite de terça-feira (09/09), o plenário da Câmara Municipal de Poços de Caldas se rendeu às cores verde e branco da Associação Atlética Caldense, em uma solenidade de homenagens a diversas pessoas que contribuíram e contribuem para a história da Veterana. A iniciativa foi do vereador e conselheiro da Caldense, Flávio Togni de Lima e Silva.

Diversas autoridades, vereadores, personalidades, diretores, conselheiros, associados, amigos e familiares marcaram presença para prestigiar. Entre elas a secretária de esportes Zélia Testi, representando a administração municipal. A sessão teve início com a exibição de um trecho do documentário “A Poços de Caldas de 1925”, produzido pelo jornalista Renan Muniz, abordando o surgimento do futebol na cidade e recriando o dia da fundação da Veterana.

Em seguida, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva, idealizador da homenagem, proferiu palavras glorificando o valor da Caldense para Poços de Caldas. “A gente não pode deixar de destacar sempre a importância da Caldense, não só para os sócios, para os funcionários, mas para a cidade como um todo. A história da Veterana se confunde muito com a história de Poços. Muitas pessoas passaram por lá, a Caldense é um exemplo no esporte especializado, não só no futebol, mas em várias modalidades. Então, não podia deixar passar essa oportunidade de prestigiar e dar o reconhecimento, em nome da população poços-caldense, pelos 100 anos da Caldense. Essa noite é o presente da Câmara Municipal para comemorar o centenário da Veterana”, disse o vereador.

Otávio Araújo Ribeiro, representando seu pai, o presidente da Caldense Rovilson Ribeiro, que não pôde estar presente por questões de saúde, falou sobre o orgulho da homenagem. “Para mim e minha família, receber essa homenagem, no ano do centenário do clube, é um motivo de muito orgulho. Estar aqui falando pelo meu pai, que tem feito um trabalho incrível à frente da Veterana, e poder presenciar toda essa história de um clube que começou por conta do futebol, é gratificante. A Veterana se tornou uma potência, não só em Minas, mas reconhecida nacionalmente e fora do Brasil. Representar todos os presidentes, diretores e associados é um orgulho muito grande para nossa família”, disse Ribeiro.

Na sequência, foram homenageadas diversas personalidades que contribuíram com a trajetória alviverde, representando diferentes funções do clube, como diretores, conselheiros, ex-jogadores, colaboradores, entre outros. Confira a lista de homenageados:

– Rovilson Jesus Ribeiro (representado por Otávio Ribeiro)
Empresário. Integrou o Conselho Deliberativo do Clube. Foi vice-presidente da Caldense na gestão 2017-2018 e desde 2019 é presidente do clube. Responsável por obras como a ampliação da academia em 500 m², instalação de aquecedores nas piscinas, construção das quadras de areia e do Bar & Restaurante Club 100, reforma das quadras esportivas e de diversos setores. Também é Conselheiro Nato.

– Luís Fernando Soares
Contador. Integrou diversas diretorias do clube como diretor de esportes específicos. Foi secretário do Conselho Deliberativo e Conselheiro. Exerce papel importante como vice-presidente desde 2019 e tem grande contribuição nos feitos da atual gestão. É frequentador assíduo do clube e conselheiro nato.

– Luiz Carlos Pioli
Empresário. Há quase 10 anos exerce o cargo de tesoureiro geral do clube. Integra ativamente a diretoria executiva da Caldense, onde atua como vice-presidente desde 2023, participando das tomadas de decisão e contribuindo para o progresso da Veterana. Também é conselheiro nato do clube.

– Leandro Moreno

Servidor público. Foi conselheiro por dois mandatos, membro do conselho de ética, vice-presidente do Conselho e é o atual presidente do Conselho Deliberativo. Tem atuação constante em prol do desenvolvimento da instituição.

– Wanderlei Elias Colhado
Advogado. Exerceu funções em diversas diretorias, foi presidente do conselho deliberativo de 1979 a 1984 e de 2019 a 2022. Conduziu assembleias marcantes e que foram cruciais para a evolução do clube. Também é Conselheiro Nato.

– Antônio Bento Gonçalves
Empresário. Grande benemérito da Caldense. Foi presidente de 1981 a 1984, 2011-2012 e 2017-2018. Entre suas benfeitorias, foi responsável pela construção das quadras de tênis, peteca e salão de ginástica. Implantou o piso de madeira com sistema de amortecimento no Ginásio Ronaldo Junqueira, responsável pela parceria com a NBA Basketball School ocupou ainda o cargo de vice-presidente em outras gestões e prestou grandes serviços ao clube. Atualmente é conselheiro nato e presidente de honra.

– Fosco Pardini (entregue para sua neta Damaris Pardini Niccioli)
Hoteleiro. Nascido na Itália, faleceu em 1967. Foi um dos fundadores da Caldense e grande batalhador pelo desenvolvimento inicial da instituição. Foi presidente nos seguintes anos: 1926-1929, 1933-1934, 1949-1950 e 1954-1955. Idealizador da acunha “Veterana” e da figura do “Periquito”, além de um dos responsáveis pela construção e melhorias no estádio Cristiano Osório. Ajudou a difundir o nome da instituição através de boletins informativos para os principais jornais do país. Um grande abnegado do clube.

– Maurílio Meloto
Empresário do ramo de peças automotivas. Associado do clube e diretor de futsal. Organiza campeonatos internos em diversas categorias, do infantil ao master. Organizou jogos festivos contra grandes equipes como Santos e São Paulo. Participou dos marcantes títulos da Copa TV Plan de Futsal adulto em 2018 e 2019.

– Jimmy Ângelo
Odontologista. Associado, conselheiro e direto do departamento de futebol society. Exerce papel importante na organização de campeonatos internos para associados e de partidas amistosas.

– Jota Lopes
Ex-jogador. Defendeu a Veterana de 1970 a 1984, sendo um dos atletas que mais vestiram a camisa na história da equipe. Conhecido por sua habilidade em desconcertar os marcadores. Participou de diversos títulos, como o tetracampeonato do interior de 1974 a 1977. Após pendurar as chuteiras, comandou o departamento de futebol júnior. Atualmente é conselheiro do clube.

– Paulão
Ex-goleiro. Defendeu a Veterana de 1979 a 1989, sendo um dos jogadores da posição que mais vestiram a camisa alviverde. Suas defesas marcaram época no Ronaldão. Também foi preparador de goleiros da equipe nos anos 90 e técnico interino da equipe na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro em 1995. Atualmente joga nos Veteranos da equipe.

– Duda
Ex-atleta e instrutora de vôlei. Foi peça fundamental em inúmeras conquistas do departamento de vôlei da Caldense em campeonatos regionais na década de 1960. É professora de vôlei do clube há muitos anos, onde ensina às novas gerações os princípios do esporte e fez parte de diversas conquistas marcantes em competições da modalidade.

– Ronaldo Rezende
Professor de judô. É Sensei da Caldense desde 1996, onde permanece até hoje. Idealizador do Projeto Faixa Verde, criado em 2019, voltado a sócios-atletas do clube, com ênfase no desenvolvimento social e formativo. Exerce papel fundamental ao ensinar valores como disciplina e respeito aos alunos através do esporte.

– Andreia Cristina Jerônimo
Secretária da Presidência. É colaboradora a mais de 30 anos. Organiza solenidades e atende as demandas diárias do clube. Se dedica diariamente no setor administrativo em prol do bom funcionamento de todas as atividades e setores.

– Antônio Sérgio Ribeiro (Tonho)
Colaborador. Funcionário do departamento de manutenção do clube a mais de 25 anos, está sempre a disposição para ajudar nas diversas demandas do setor. Multifuncional, atua com parte elétrica, encanamentos, pintura e o que mais for preciso.

Após as homenagens, Renan Muniz fez uma apresentação ao vivo ao tocar o hino da Caldense na guitarra solo e dedicou a música à todos que de alguma forma contribuíram com o desenvolvimento da Caldense ao longo dos anos e que não estão mais entre nós. Foi um momento solene e que emocionou o público presente.

Depois, o compositor do hino, José Raphael Santos Netto, recebeu uma homenagem póstuma pela autoria da música e letra, através de sua neta Mariângela. Por fim, o músico André Sabino fez uma apresentação musical para finalizar a noite e cantou “parabéns” pelo centenário alviverde.

O 1º vice-presidente, Luís Fernando Soares, ressaltou a importância da homenagem realizada pelo Legislativo. “Foi uma grande menção honrosa a várias pessoas ligadas à Caldense, em uma bela representatividade do Legislativo para o clube nos seus 100 anos. Realmente é muito bom poder contar com o apoio da Câmara Municipal. Foi uma homenagem bonita, feita a vários participantes, simbolizando todos os dirigentes, sócios e colaboradores. Agradecemos ao presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu, e principalmente ao vereador Flavinho, autor do projeto”, destacou.

Soares também falou sobre o compromisso de seguir trabalhando pela instituição. “A gente trabalha sempre dando o máximo, somos voluntários e nos dedicamos demais. Não trabalhamos em busca de reconhecimento, mas quando ele vem, é sempre bem-vindo e gratificante. O sentimento é de dever cumprido e de querer fazer muito mais pela Caldense”, completou.

A ex-atleta de voleibol Maria Eduarda Silva ressaltou sua emoção em participar da homenagem. “Estou na Caldense, entre o tempo de atleta e de trabalho, há mais ou menos 40 anos. Então, poder comemorar os 100 anos com essa linda festa, com essa linda homenagem, foi emocionante”, afirmou Dudinha.

Damaris Pardini Valério Niccioli, neta de Fosco Pardini, importante figura na fundação da Caldense, também foi homenageada. “Fiquei muito lisonjeada e feliz por essa homenagem ao meu avô Fosco Pardini, que foi um visionário em Poços, um grande empresário, e fez muita coisa pela Caldense. Ele gostava muito do clube, isso pelas memórias da minha mãe. Os presidentes com quem tive contato sempre falaram que ele foi uma pessoa excelente, que trabalhou muito pela Veterana. Sem dúvida nenhuma, foi um legado que ele deixou para a cidade”, disse emocionada.

A noite na Câmara Municipal foi marcada por emoção, gratidão e aplausos, celebrando um século de história da Associação Atlética Caldense, um clube, um orgulho, uma tradição.