Na manhã de sábado (06), o Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, recebeu um grande reencontro de ex-jogadores que marcaram época na Associação Atlética Caldense. O evento fez parte das comemorações do centenário do clube e foi recheado de partidas festivas, lembranças, conversas e homenagens a atletas que ajudaram a construir a gloriosa história alviverde. Camisetas e medalhas foram entregues aos ex-atletas como forma de reconhecimento e gratidão. Também jogos entre associados e contra o time do Clube da Uva, de Andradas-MG, a qual presenteou a Veterana com uma placa comemorativa, aconteceram na mesma manhã.
Segundo os diretores do departamento de Society da Associação Atlética Caldense, Jimmy Angelo e João Carlos de Oliveira, o Paquito, inicialmente o projeto tinha mais de 120 nomes relacionados, da qual 75 foram contactados e mais de 40 estiveram presentes ao evento.
O ex-goleiro Anselmo Luís Rodrigues, que jogou pela Veterana em 1988, destacou a importância de voltar a Poços de Caldas e rever companheiros. “Estar participando desse evento do clube que está completando 100 anos de idade é bem legal, gratificante. A gente agradece o convite. Estou feliz, encontrando aqui o pessoal que joguei junto e também de outra época, interagindo e conhecendo. Fico bastante satisfeito de estar aqui novamente em Poços. Foi o primeiro time que me profissionalizou, quando o São Paulo me emprestou para disputar o Campeonato Mineiro. Essa fase foi muito importante para mim, guardo com carinho até hoje”.
O ex-atacante Marcos José Rodrigues Lucena, o Magu, um dos grandes nomes da história da Caldense, lembrou de momentos marcantes com a camisa alviverde. “Minha sensação é de dever cumprido. A minha vida é antes e depois da Veterana. Comecei no Corinthians na base, em 82, mas foi na Caldense que vivi os melhores anos da minha vida. Em 85 subimos para a Primeira Divisão, em 86 fui vice-artilheiro do Mineiro. Voltei em 90, o time estava para cair e conseguimos salvar. Depois segui para Portugal, mas voltei em 92, 93 e 94, terminando minha carreira aqui. Estou entre os 10 maiores artilheiros da história da Caldense, e isso me orgulha muito”.
O zagueiro Osvair Milan, o Russo, também não escondeu a emoção de reviver o passado. “Quando cheguei em 1987, o professor Miro perguntou meu nome e disse que seria Russo ou Alemão, e assim fiquei Russo. Voltar aqui nesse estádio e reviver algumas histórias da Veterana, no ano do centenário, é muito gratificante. Em primeiro lugar, por terem lembrado de mim. Moro perto, em Andradas-MG, e hoje vim encontrar os amigos. Grande parte do que possuo hoje foi a Caldense que me proporcionou. Só tenho a agradecer à Caldense por ter lembrado de mim e pelo que fez na minha vida”.
O 1º vice-presidente da Caldense, Luís Fernando Soares, reforçou a importância do reencontro dentro das festividades do centenário. “É um grande evento, reunindo ex-atletas da Caldense para comemorar os 100 anos do clube. Foi maravilhoso poder rever esse pessoal que vestiu a gloriosa camisa alviverde, ver a integração entre eles, revivendo resenhas e histórias do passado. Emocionante mesmo. Muitos não se viam há anos, e o clube conseguiu proporcionar essa oportunidade. Contamos com a ajuda dos diretores do departamento de Society, Jimmy e o Paquito, junto ao Urco e Paulo Roberto, que ajudaram a reunir todos. O resultado deste projeto idealizado pelo presidente Rovilson Ribeiro se concretizou com alegria, emoção e celebração de 100 anos alviverdes”.
Também presente, o ex-atleta Jorge Alexandre dos Santos, o Fogueirinha, que destacou a honra de participar da festa e recordou feitos inesquecíveis. “Participar do centenário da Caldense é uma honra muito grande. A diretoria foi extremamente feliz em realizar essa homenagem aos ex-jogadores. Tenho lembranças inesquecíveis, como os gols que fiz contra dois goleiros campeões do mundo pela Seleção Brasileira. Um contra o Tafarel, logo após o tetra, aqui dentro do Ronaldão, em um jogo em que meu pai estava assistindo. Foi uma felicidade imensa. Outro contra o Dida, em uma partida contra o Cruzeiro. São momentos que marcaram minha carreira e fazem parte da gloriosa história da Caldense”.
Para o Thiago Dias foi uma alegria enorme participar do encontro. Segundo o associado reviver a história do clube, reencontrar amigos e ainda ter a oportunidade de jogar uma das partidas contra o time de Andradas, na qual teve a felicidade de marcar um dos gols, foi algo realmente especial. “Esse evento mostrou a força da Caldense e o quanto ela marcou a vida de tantas pessoas, incluindo vários jogadores profissionais que passaram por aqui.
Assistir aos ex-jogadores profissionais no jogo principal foi emocionante e trouxe muitas boas lembranças. Grandes nomes que fizeram parte dessa trajetória, muitos com passagens por clubes do cenário nacional, pela Seleção Brasileira e até pelo futebol internacional. Só tenho a agradecer à diretoria por um evento que entrou para a história, como os 100 anos do clube mereciam”, disse Dias.



O encontro foi um capítulo à parte dentro das comemorações do centenário da Associação Atlética Caldense. Mais que relembrar jogos e conquistas, o evento reuniu pessoas que ajudaram a construir a identidade do clube e reforçou a grandeza de uma história centenária, feita de vitórias, união e amor ao verde e branco.
PRELIMINAR ASSOCIADOS
VERDE 1 X 1 BRANCO
TIME VERDE: Goleiros André e Bandola. Ademir Caramujo, Juberto, Thiago Vieira, Jonas, Gilson, Purga, Fabiano’s, Beto, Adailton e Cleber. GOL: Beto
TIME BRANCO: Goleiros Godoy e Enio. Paulinho, Fabão, Claudinei, Marquinho Conti, Marcelo, Tio Chico, Caio, Andrey, Marcinho, Xuxa e Rubimar. GOL: Xuxa
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CALDENSE 3 X 2 CLUBE DA UVA DE ANDRADAS-MG
TIME A.A. CALDENSE: André, Aranha, Maurinho, Thiago Vieira, Marcelo Limão, Orlando, Francelmo, Jonas, Thiago Dias, Jacaré, Osvaldinho, Purga, Fabiano´s, Andrey, Caio e Rubimar. GOLS: Thiago Dias, Jacaré e Fabiano´s.
CLUBE DA UVA: Renato, Nenê, Isidoro, Diego, Xande, Márcio, Thiago, Serjão, Magrão, Clodoaldo, Lucas, Bala, Serginho, Edson, Bruno, Padre Adilson, Willian, Alexandre, Turatti, Jairo, Djalma e Paulo Rosa. Técnico Zé Ronaldo e auxiliar técnico Ronaldo. GOLS: Magrão e Clodoaldo.
JOGO PRINCIPAL
EX-JOGADORES DA VETERANA
VERDE 3 X 3 BRANCO
JOGADORES: Alexandrino, Anselmo, Café, Celinho Maimone, Charlinho, Chuteirinha, Daré, David, Dodô, Dudu Galinhada, Elzo, Fabinho Juquita, Fábio Paulista, Flavinho Pq. Pinheiro, Flori, Itamir, Jorge Fogueira, Jota Lopes, Junior Aguai, Lelo, Magu, Mendonça, Militão, Orlando, Paulão Goleiro, Paulista, Paulo Roberto, Romeuzinho, Russo, Serginho Santa Marina, Silvinho Fogueira, Taconi, Tamir, Tito, Urco, Vaguininho, Vanius, Vermeio, Zé Paulo Pinhal, Zé Ramos e Zezito.
GOLS: Charlinho (2) e Chuteirinha (TIME VERDE).
GOLS: Dudu Galinhada (2) e Wellington Simião (TIME BRANCO).