Basquete

Foi durante a presidência de David Benedicto Ottoni, em março de 1931, que se pensou, pela primeira vez, na formação de um quadro de Basquetebol. Na ocasião, aproveitando alguns funcionários da Prefeitura, foi construído um campo improvisado, sob a supervisão do técnico de futebol, Ângelo Belluomini.

A diretoria deu o nome à quadra de “David Benedicto Ottoni”. Em abril apareceria a primeira associada inscrita para treinar. Era Luiza de Freitas, filha do diretor Manoel Henrique de Freitas. Apesar de todo o esforço, a quadra não foi concluída e o projeto ficou no papel. Mais uma tentativa ocorreu em setembro de 1936, quando a diretoria convidou o sargento Manoel Pedro de Lima Vieira para organizar e dirigir uma equipe. Mas nada foi conseguido de concreto.

No ano de 1945, com a Liga de Desportos Poços de Caldas, vamos encontrar referências ao Basquete, uma vez que a Liga e o Tiro de Guerra organizaram um torneio do qual participaram a Caldense, o TG, o Ginásio Municipal (com dois times) e os Bancários. O jornal Diário de Poços em sua edição fornece apenas o resultado de uma partida desse campeonato: Bancários 36 x 25 TG.

No início dos anos cinquenta já existia na cidade o Poços de Caldas Esporte Clube que mantinha equipes de Basquete, Vôlei, Natação, Ping Pong, Tiro-ao-alvo, Xadrez e Tênis.
Na Associação Atlética Caldense continuava apenas o futebol. Na sede social, havia o Ping Pong, a Dama, o Xadrez – não competitivos – e a Dança com bailes aos sábados.

Em março de 1952, o presidente Guerino Maran criou o Departamento de Basquete e Vôlei, tendo sido convidado para dirigi-lo o atleta Sebastião Pinheiro Chagas. Entretanto a ideia não foi avante por falta de dinheiro para a construção da quadra.

Mesmo com as deficiências foi organizado um time com jogadores de outras equipes da cidade para uma série de partidas contra o Imprensa Clube, de São Paulo. Atuaram pela Caldense na ocasião: Mílton Vinci, Virgílio Zincone, Sebastião Pinheiro Chagas, Attílio Giacomelli, Evani Sollia e Oscar Sandry.
Em 1954 o presidente Fosco Pardini constituiu uma comissão para viabilizar o Departamento de Basquete e Vôlei e a construção de uma quadra, se possível coberta. Participaram dessa comissão: Enéas Bernardo, Oduvaldo Carneiro, Oscar Sandry, Oswaldo de Castro e Sinval Monteiro.

Esse ensaio não foi suficiente. Mas em 1956, com João Batista Carvalho na presidência, algo de concreto começou a ser realizado tendo a colaboração inestimável do sargento do Tiro de Guerra, Jorge José dos Santos, que tomou a frente do Departamento e ao mesmo tempo orientava a construção da quadra de cimento e a sua consequente iluminação, a fim de que fosse usada nos I Jogos Abertos de Poços de Caldas. A inauguração da quadra só foi possível no dia 7 de abril, com a Caldense jogando contra a equipe dos Universitários, de São Paulo, com o seguinte resultado: A.A.C. 19 x 74 UNIVERSITÁRIOS.

Na época o treinador era o também jogador Enock Muzzi Filho e toda a equipe era formada pelos seguintes atletas: Bebeto, Cavini, Davis, Flávio, Gérson, Gilberto, Godofredo, Herbert, Luiz, Meio-Quilo, Nílson, Oscar, Oswaldo, Paulão, Roberto, Tilin, Todarelli, Vicente, Walter e Wolney.

Em junho de 1957 foi realizado o VIII Campeonato de Basquete e Vôlei do Interior, com a participação de Varginha, Lavras, Santa Rita do Sapucaí e Poços de Caldas (que não se classificou). A fase final foi disputada em Juiz de Fora.

A Caldense trouxe o título de 1º lugar no desfile de abertura e Vera Regina Magalhães foi eleita a rainha do Campeonato. A cobertura da quadra de esportes foi iniciada em novembro de 1957, com projeto do engenheiro Antônio Napole, sendo nomeada uma comissão de construção composta dos associados Conceição Costa Leite, Frederico Ferreira Campos, João Procópio Filho, Marcos de Andrade, Nilton José Facion e Ronaldo Loyolla Junqueira. A conclusão aconteceu em 18 de outubro e a sua inauguração foi a 29 de novembro de 1958.

Houve, nessa fase, muita atividade e foi necessário um grande reajuste no Departamento. Filiada a Federação Mineira de Basquetebol, a diretoria nomeia Marcelo Castellano para representar o Clube na eleição daquela entidade.

O Esporte Especializado passa a ter como diretor geral, no início de 1959, o capitão Conceição Costa Leite que, por sua vez, nomeia Oscar Sandry, Luiz Todarelli Filho e Pedro Augusto Cavini respectivamente técnicos do Vôlei feminino, Basquete masculino e Futebol de Salão, que ainda seria implantado. Ainda naquele mesmo ano, com a doação de material feita por David Benedicto Ottoni, foi iniciada a construção das arquibancadas da quadra coberta. Em junho teve início o treinamento do time de Basquete juvenil, dirigido por Luiz Antônio Ballerini. A diretoria solicitou da F.M.B. a permissão para disputar os I Jogos Abertos da Média Mojiana, em São José do Rio Pardo.

É importante salientar que em 1960 e nos outros anos, a eterna falta de verbas impedia o Departamento de Esportes Especializados de organizar e constituiur as equipes, excursionar e atender aos inúmeros convites para torneios e campeonatos nos estados de Minas e São Paulo. Marcelo Castellano foi designado em 1963 o responsável pelo Departamento de Esportes Especializado e técnico do Basquete.

Lilian Jamile Matuk, em outubro de 1963, recebeu da diretoria os agradecimentos por ter incentivado e orientado o Basquete feminino. Para a glória do Basquete local, Flávio Pereira foi considerado o melhor jogador nos II Jogos Abertos do Interior de Minas Gerais, em Varginha. Outra honraria foi proporcionada pela imprensa de Belo Horizonte. O Diário de Minas, a Rádio Itatiaia e a TV Vila Rica elegeram o Departamento de Esportes Especializados do Clube entre os melhores de 1969. A premiação aconteceu no dia 31 de janeiro de 1970.

Em 1973 o atleta Fernando Pereira treinava a equipe de Basquete. Participando dos Jogos Abertos da Média Mojiana desse mesmo ano a equipe feminina tornou-se vencedora, obtendo o primeiro lugar: Maria Alice Sene, Maria Alice Trielli, Maria Angelina Franco, Mônica Luchesi, Rosa e Lilian Chamma, Silmara Santos, Mônica Sandry, Maria Luiza Leal, Dulce, Marta e Thaís Fonseca, Maria de Fátima Carneiro Prézia e Eliana Ferro Frison. São convocadas para integrar a Seleção Mineira: Angelina Franco, Maria Alice Trielli e Mônica Sandry.

A equipe masculina, na mesma época, contava com os jogadores: Canedo, Carlos Alberto Forlin, Clóvis, Colin, Dalton Westin, Fernando Pereira I, Fernando Pereira II, José Carlos Bambini Ayres, Lourival, Lúcio Davini, Luiz Otávio Rosi, Luís Cagnani (Zinho), Marco Furchi, Maurício, Mauro, Miguel Davini, Ney Leal, Renato Cagnani, Renato Pereira, Roberto São Julião, Ricci e Rubens São Julião.

Em dezembro de 1974, encerrando o ano esportivo, a Caldense premiou os atletas do Basquete: Francisco dos Santos, José Guilherme Severino, Ivana del Sarto, Lucilene Dias Paiva, Luís Fernando Gonzales, Rogério Botura Bordignone, Rubens São Julião, Elizabeth Cândido, Maria Angelina Franco, Wagner Cândido da Cruz, José Carlos Bambini Ayres, Renato Cagnani, Lúcia de Cássia, Márcia Westin e Mônica Sandry. O diretor do Departamento era João Adnen Sâmia que deu ao esporte especializado mais dinamismo.

O Basquete de 1980 tinha como técnico Luiz Sérgio Cagnani e os seguintes jogadores: Deusdedit Rezende de Assis, Jorge Bambini, Juliano D’Angelo, Oswaldo de Freitas, Marcos Pagés, Alexandre Pagin, Paulo César Mendell, Raul Togni Filho, Renato Cagnani Alves, Samuel Cintra Aguiar e Caio Westin. Em 1988 a diretoria fez elogiosas referências aos atletas que se destacaram defendendo as cores do clube, como: Alexandre Valverde, David Nono, Paulo César Mendell e Raul Togni Filho.

Com uma proposta de renovação da equipe, assumiu como técnico Sebastião de Oliveira Brochado. Em abril de 1991 ele contava com os seguintes jogadores em fase de preparação para representar Poços de Caldas nos Jogos da Juventude: Cristiano, Daniel, Emerson, Erlan, Guilherme, Júlio I, Júlio II, Juninho, Luciano, Miguel, Periquito, Renda, Ricardo, Sérgio, Silas, Taner e Zé Luís.

Em 1992, representando o Sul de Minas nos Jogos Estudantis Mineiros, a Caldense foi a campeã da categoria com a seguinte equipe: Anderson, Cristiano, Gustavo, João Ricardo, Neri, Paturi, Ricardo, Romeu e Taner. Os técnicos eram Sebastião Brochado e Júlio César de Freitas.

Em maio de 1994, disputando o Campeonato Juvenil do Interior, a equipe ficou em 2º lugar. O técnico era Sebastião Brochado, seu auxiliar Jefferson Louis Teixeira e a equipe composta dos seguintes atletas: Bicudo, Cipriano, Gélsio, Júlio, Renato, Rodrigo, Rogério, Salsicha e Tu.

Na esteira dessa classificação foram convocados para a Seleção Mineira de Basquete, para disputar o brasileiro de seleções: Márcio Pegoritti, Renato Duarte Rossini, Rodrigo Alberto Dispato e Rogério Duarte Rossini.

A vinda da Seleção Feminina Brasileira de Basquete, para treinamentos, entusiasmou a direção da Caldense. A técnica Maria Helena Cardoso sugeriu que se elaborasse um projeto para dotar o Clube de um núcleo de treinamento de Basquete. A equipe era treinada por Júlio César de Freitas e Edson Ferreira. Nos três últimos campeonatos mineiros foram seguintes as colocações: 1995 e 1996, terceiro lugar; em 1997, quinto lugar.

No ano de 1999 a Associação Atlética Caldense inicia as atividades participando do Campeonato Paulista do Interior, promovido pela Associação Regional de Basquetebol com sede em Ribeirão Preto. Foi a primeira vez que o Clube participou, representando Minas Gerais, e a estreia aconteceu em 27 de março, no Ginásio “Dr. Ronaldo Junqueira”, em Poços de Caldas, contra a equipe do Silicon, de Ribeirão Preto.

2000
No início do mês de abril do ano de 2000 a A.A.C. participa mais uma vez do Campeonato Paulista nas categorias Pré-Mirim e Mirim. O objeto dos diretores era tornar o Clube uma referência no Basquete mineiro nas categorias de base, buscando revelar valores para as futuras competições.

2001
O ano iniciou com a boa noticia que o ex-atleta da Caldense, Otávio Troiano, de 21 anos, estava jogando no Minas Tênis Clube de Belo Horizonte.

Em maio os times de Basquete iniciam a disputa da primeira fase do Campeonato Mineiro Infantil e Infanto-juvenil. No mês de dezembro a Caldense chegou ao fim do campeonato em 4º lugar no Estado.

Colhendo os frutos do investimento da juventude, a Caldense vê o jogador infanto-juvenil, Stephani Rani Fewra, de 16 anos, ser convocado para a seleção brasileira de basquete.
Setembro chegou com 3ª Maratona de Basquete.

2002
O ano de 2002 teve início com uma boa notícia dada pelo coordenador de Esportes Especializados, Edson Ferreira, que Luciano Maiochi Sampaio, de 15 anos, foi convocado para a Seleção Mineira de Basquete Infanto-juvenil.
A temporada teve uma etapa de treinos e preparação para novos campeonatos que viriam.

2003
A equipe infanto-juvenil foi campeã do Torneio Regional, realizado de 3 a 5 de outubro. E no final do ano tem início o Campeonato Estadual Adulto de Basquete, sendo que Poços de Caldas participa com os jogadores cedidos pela Caldense.

Em novembro, disputando as categorias Infanto-juvenil e juvenil, o Clube levou o título de campeão do interior – Região Sul – nas duas categorias.
Nessa sequência cronológica, em julho de 2003 tem início o Campeonato Mineiro de Basquete masculino, nas categorias:
Petiz – Campeã Regional – 5ª melhor do Estado
Infantil – Vice-campeã Regional
Infanto-juvenil – Campeã Regional
A equipe técnica estava assim composta:
Coordenador de Esportes Especializados: Edson Ferreira
Técnico das categorias Petiz e Infanto-juvenil: Júlio César de Freitas

Técnico da categoria Infantil; Rodrigo Molina Lopes
Em setembro o Departamento de Esportes Especializados promoveu a 4ª Maratona de Basquete com excelente participação de associados.

2004
Colhendo resultados positivos do ano anterior, 2004 começou com três equipes participando do Torneio São Paulo-Minas, promovido pela Associação Regional de Basquete de Ribeirão Preto. Nas categorias Mirim e Infantil a Caldense não se classificou.

Entretanto na categoria Cadete (de atletas com 16/17 anos) a equipe foi vice-campeã, sob o comando de Júlio César de Freitas. Como resultado e prêmio Luciano Sampaio Maiochi e Fábio Corrêa de Lima foram convocados para a Seleção Regional do torneio.
No mês de setembro algumas atividades foram realizadas.
Aconteceu a 5ª Maratona de Basquete, para integrar os associados e arrecadar recursos para serem distribuídos para entidades sociais.

De 15 a 19 de setembro teve início o Campeonato Mineiro de Basquete Infantil – Região Sul. A Caldense tornou-se campeã da etapa regional, sob o comando do técnico Rafael Molina Lopes.

Realizado na cidade de Lavras, em outubro, o 2° Circuito Regional do Campeonato Mineiro de Basquete. A equipe disputou na categoria infantil.

2005
O Infantil, tanto masculino quanto o feminino, participou do Torneio São Paulo-Minas promovido pela Associação Regional de Basquete de Ribeirão Preto.

A equipe masculina ficou em terceiro lugar, jogando com: Jonathan, Leonardo, Henrique, Marcos, Artur, Ícaro, Otávio, Bruno, Huriel, Werickson, Steve, Gabriel. Técnico: Júlio César de Freitas. Pela equipe feminina, sob o comando de Sidney Silva, atuaram: Viviane, Ariadne, Patrícia, Gabriela, Ludmila, Thaís, Débora, Natália, Priscila, Yasmin, Flávia.
Em agosto a Caldense foi campeã do 1º Circuito de Basquete Masculino da Liga Desportiva do Alto Rio Pardo – LIDARP. A equipe foi composta pelos jogadores: Jonathas, Maiochi, Gabriel, Henrique, Arthur, Talisson, Leonardo, Gabriel, Bibi, Marcos, Huriel, Bruno e Vinícius.

A 6ª Maratona de Basquete, realizada em outubro, teve a participação de 300 jogadores. O evento teve como organizadores os funcionários da Caldense ligados ao Departamento Especializado: Edson Ferreira, Júlio Freitas, Rodrigo Molina, Wagner Silva, Estefânia Reis e Vanessa Bertozzi.

Nessa ocasião Júlio César de Freitas, profissional dos quadros de professores e técnicos do Clube desde 1995, foi convidado para integrar a Comissão Técnica da Seleção Mineira de Basquete que participou do Campeonato Brasileiro de Seleções no mês de novembro em São João Del Rei.

2006
O ano não proporcionou muitas atividades em relação ao Basquete. Em agosto as jogadoras Patrícia Cristina Martins e Viviane Ribeiro Paes foram convidadas para treinar na equipe infanto-juvenil da Finasa/Osasco.
Em setembro foi realizada a 7ª Maratona de Basquete reunindo 300 atletas, dentro do convênio de iniciação esportiva entre a Caldense e a Petrobrás.

2007
Começou com o professor Júlio César de Freitas participando em março da Comissão Técnica da Seleção Mineira de Basquete que foi disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções.

Em julho o presidente da Federação Mineira de Basquete foi recebido pelo Coordenador de Esportes Edson Ferreira.
Em julho Viviane Ribeiro Paes passou a integrar a equipe de Basquete de Santa Rita do Passa Quatro que disputou os 51° Jogos Regionais do Interior de São Paulo. A atleta é fruto do Projeto de Iniciação Esportiva Esportiva da A.A.C./Petrobrás, iniciado em 2002 para atender crianças de 7 a 14 anos. Ainda nesse mês as equipes masculina e feminina, sob orientação dos especialistas Júlio César de Freitas, Rafael Molina Lopes e Vanessa Tavares Bertozzi disputaram os Jogos da Juventude – JOJU – realizados em São Lourenço. A equipe masculina foi campeã. A equipe feminina classificou-se em 3º lugar.

A 8ª Maratona de Basquete, promovida pelo Departamento Especializado, reuniu 350 participantes. Esse evento realizado em julho além de incentivar os associados, promove atividades físicas e volta-se para o lado social que é a arrecadação de alimentos destinados às entidades beneficentes.

Em novembro o Basquete da Caldense, representando Poços de Caldas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, tornou-se campeão do JOJUNINHO, realizado em Campo Belo. Atuaram pela Caldense: André, Rafinha, Gabriel, Léo Adilson, Cabeça, Samuel, Matheus, Lucas, Gustavo, Igor e Renan. Esse ano de 2007 foi, segundo a avaliação dos diretores do Basquete, um ano de muitas vitórias e conquistas tanto no aspecto pessoal quanto no coletivo para o Clube.

2008
Desde o mês de junho as equipes de Basquete da A.A.C./SMEL, nas diversas categorias, estiveram em ação disputando os jogos pela LIDARP, os JOJU e JOJUNINHO. Sob o comando técnico de Júlio Freitas, as atletas Isabela, Ana Laura, Patrícia, Nathália, Rafaela, Amanda, Aline, Thaísa, Yasmin, Nathale, Thaís e Daniela disputaram as várias partidas desses importantes torneios, resultando na conquista do campeonato feminino infantil do JOJUNINHO.

Em setembro aconteceu a 9ª Maratona de Basquete, desta vez com um recorde de 400 participantes. Em dezembro aconteceu o I Campeonato Estadual de Basquete Integrado de Base Masculina, sediado em Poços de Caldas, numa parceria entre a A.A.C./SMEL e Federação Mineira.

2009
Otávio Augusto Troiano, que iniciou nas categorias de base da Caldense, e hoje é jogador profissional de Basquete, esteve em visita ao Clube no qual iniciou com 12 anos de idade. Depois, com 16 anos, foi para Juiz de Fora.
Realizado no final de junho o Festival Interno de Basquete Feminino e Masculino sob a orientação de Júlio Freitas, destinado aos jovens associados entre 7 e 14 anos. No mês de julho aconteceram os Jogos da Juventude-JOJU. A A.A.C./SMEL tornou-se tri-campeã no Basquete masculino.

Em agosto aconteceu o Circuito de Basquete Masculino da LIDARP. A Caldense ficou em 2º lugar. O atleta Renan Freire Martins, um dos destaques do time da Caldense, foi convocado, em novembro, para integrar a Seleção Mineira de Basquete Sub-17 que foi disputar o Campeonato Brasileiro. Como tradicionalmente acontece no mês de dezembro, foi realizado o JOJUNINHO. A equipe de Basquete feminino da A.A.C./SMEL foi a vice-campeã.

2010
Teve início em março o 1º Circuito de Basquete Masculino – Categoria 1993 -1994 – da LIDARP. Depois de três meses de jogos, em junho a A.A.C./SMEL foi campeã.
Em agosto o atleta Gustavo Borges assinou contrato para jogar pelo time de Basquete de São Sebastião do Paraíso.
Nos dias 1º e 2 de outubro foi promovida a 11ª Maratona de Basquete com a participação de 400 atletas.

2011
O ano iniciou com uma notícia excelente. No mês de março duas atletas se destacaram: Malu Pellachin Chioda, que foi convocada para integrar a Seleção Mineira Sub-15 e Patrícia Vilas Boas foi contratada pela equipe de São José do Rio Pardo para disputar o campeonato da Liga Paulista de Basquete.

De abril a junho aconteceu o 1º Circuito de Basquete Masculino – categoria 1994-1995 – da LIDARP. A Caldense/SMEL, treinada pelo professor Rodrigo Molina Lopes é a campeã do circuito. Em julho aconteceram os Jogos da Juventude – JOJU, tendo a Caldense representado Poços de Caldas no Basquete Masculino e Feminino. Entre os meses de abril e outubro foi disputado o Campeonato Estadual Feminino de Basquete Sub-15. A Associação Atlética Caldense, sob a orientação de Júlio César de Freitas e Vanessa Bertozzi alcançaram o 3º lugar.

Em dois meses de disputas, entre setembro de outubro, a A.A.C./SMEL tornou-se tetracampeã do Circuito de Basquete – categoria 1996/1997 – da Liga Desportiva do Alto Rio Pardo – LIDARP. No mês de setembro realizou-se a 12ª Maratona de Basquete. Com o número recorde de 450 atletas de diversas idades movimentaram-se nas quadras do Clube e proporcionaram, além dos jogos e atividades físicas, a arrecadação de uma tonelada de alimentos para serem distribuídas a entidades assistenciais da cidade.

2012
O Campeonato Estadual de Basquete Feminino Sub-15 e Sub-17 foi realizado em maio. A Caldense, nas duas modalidades, alcançou boas colocações. Realizados em julho – como tradicionalmente acontece – os Jogos da Juventude. A Caldense/SMEL foi campeã entre as equipes femininas, enquanto a equipe masculina ficou em 3º lugar.

Promovido, em agosto, o 3º Circuito do Campeonato Estadual de Basquete Feminino Sub-15. A Veterana foi vice-campeã.Nesse mesmo mês as jogadoras da Caldense Ana Laura de Assis Pereira, Letícia Jonas de Freitas e Vitória Nogueira Cintra foram convocadas pela Federação Mineira de Basquete para os jogos do Campeonato Brasileiro de Seleções de Basquete Sub-15 em Brasília-DF. E Júlio César de Freitas também foi convocado para integrar a Comissão Técnica da Seleção Mineira. As atletas Ana Laura, Letícia e Vitória ficaram entre as 12 que integraram a seleção mineira que se tornou campeã de 2012 entre todas as seleções dos estados do Brasil.

Em outubro aconteceu a 13ª Edição da Maratona de Basquete sob o comando do coordenador do Departamento de Esportes Especializados Wagner Sidney Silva. Em novembro o time de Basquete feminino foi vice-campeão do JOJUNINHO.

2013
Em maio foi realizado o 1º Circuito de Basquete Masculino Sub-17 da LIDARP. A Caldense/SMEL tornou-se campeã, sendo que o jogador Carlos Guilhermo recebeu o troféu como o principal cestinha do campeonato.

No mês junho, Raul Togni Neto, ex-atleta de Basquete da A.A.C., – filho de Raul Togni Filho, também do Basquete, que também é filho do Raul Togni ex-jogador de basquete na década de 1960 – foi selecionado para jogar na NBA – National Basketball Association, dos Estados Unidos, atuando pela equipe do Utah Jazz. Em declaração à imprensa, Togni Neto agradeceu à Caldense e ao professor Júlio César de Freitas que, segundo as suas palavras, foi quem o ensinou nos primeiros passos do Basquete.

Os JOJU acontecidos em julho proporcionou à A.A.C./SMEL medalhas de bronze pelos os terceiros lugares nas modalidades de Basquete Masculino e Feminino Sub-17. Gabriel Freitas e Letícia Jonas Freitas fizeram parte da seleção dos XXIV Jogos da Juventude. Além disso, Vitória (com 77 pontos); Ana Laura (com 70 pontos); e Gabriel Freitas (com 62 pontos) foram os cestinhas da competição.

No início do mês de setembro a equipe de Basquete Sub-13 foi a Varginha disputar o 4º Circuito Estadual, na fase de classificação. No dia 2 de novembro Machado e Poços disputaram o título do Circuito Regional de Basquete Masculino Sub-13, sendo que a A.A.C./SMEL tornou-se campeã dessa etapa, vencendo pelo apertado placar de 29 x 28.

Disputando o campeonato da LIDARP, a A.A.C./SMEL com o time de Basquete Sub-15 tornou-se campeão com os seguintes atletas: Aranha, Alê, Bernardo, Capivara, Fabão, Felipe Flora, Felipe Touro, João Cebola, Júlio César, Mateus Silva (cestinha na competição), Pedrão, Pedro Paulo, Mogli. Na equipe técnica estavam: Vanessa Bertozzi, Bruno Molina Lopes, Júlio César de Freitas.

Teve início no dia 30 de outubro o Campeonato Mineiro Feminino Sub-17, promovido pela Federação Mineira de Basquete com a participação das equipes das cidades de Varginha, Montes Claros, Cataguases, Araguari e Poços de Caldas que foi representada pela Caldense/SMEL. No primeiro jogo contra o VEC de Varginha, a A.A.C. perdeu pelo placar de 85 x 53; no segundo venceu Cataguases por 62 x 38; perdeu para Montes Claros por 61 x 50; venceu Araguari por 61 x 50 e, dessa forma o verde-e-branco ficou em 3º lugar aguardando a tabela da próxima fase da competição. Na ocasião aconteceu a estreia do técnico Phelippe Mendes.

A equipe Sub-20 Caldense/SMEL, orientada por Júlio Freitas Marcos Cássio e Bruno Molina, representando Poços de Caldas está classificada para o Estadual de Basquete a ser disputado em novembro. De 13 a 17 de novembro a Caldense sediou os JOJUNINHO. A equipe masculina Sub-15 de Basquete, representada pela Caldense/SMEL, foi campeã depois de cinco anos sem conquistar um título nesses jogos.

2014
Em 5 de abril o Basquete masculino da AAC/SMEL disputou o Campeonato da LIDARP jogando contra Pouso Alegre e Alfenas, tendo vencido os dois jogos, estando classificado na 3ª posição.

No 3º Circuito da LIDARP, na Categoria Sub-17 a Caldense perdeu para a equipe de Machado pelo contagem de 64 x 46. Pela LIDARP, jogando em São Sebastião do Paraíso no dia 27 de abril, a Caldense perdeu para a equipe local por 69 x 56. Nessa etapa a Caldense ficou em 2º lugar.

De 15 a 18 de maio a Associação Atlética Caldense sediou o 1º Circuito válido para a Etapa Sul do Campeonato Mineiro de Basquete Masculino na categoria sub-17. Além da equipe da Caldense/SMEL, que representa Poços de Caldas, fizeram parte dessa etapa as equipes de Machado, São Lourenço, Camanducaia e Varginha.

Pelo Campeonato Regional Feminino Sub-13 a Caldense/SMEL venceu a equipe de Varginha por 78 x 17. Sendo que na composião desse torneio a equipe masculina pode jogar contra a equipe feminina, caso não haja equipe feminina competidora. Na categoria Sub-15 a Caldense venceu o VTC por 54 x 35.

No dia 14 de junho a equipe masculina de Basquete Sub-13 venceu o SESI de Machado por 63 a 25 e o VTC de Varginha por 64 x 22, jogando pelo Campeonato Mineiro Regional. No dia 12 de julho, participando da fase final do torneio da LIDARP, a equipe masculina da Caldense/SMEL ficou em 2º lugar. A equipe da cidade de Machado foi a campeã.

Nos Jogos da Juventude o Basquete masculino, representando Poços de Caldas, não se classificou. Nos Jogos da Juventude de 2014 a equipe não chegou às finais.

No final de agosto a Caldense, representando a Secretaria de Esportes, participou do Լ Circuito Sub-15 de Basquete Masculino da Liga Desportiva do Alto Rio Pardo.

Mais uma vez o professor Júlio César de Freitas foi convidado para ser o Assistente Técnico da Seleção Mineira de Basquetebol Sub-15.

No final de agosto o time de Basquete masculino Sub-15 da Caldense representou a cidade do 1º Circuito da Lidarp e ficou classificada nessa primeira fase em 3º lugar. Com isso passou para a próxima fase a ser disputada em local e data a serem definidos.

Pelo Campeonato Mineiro Regional a AAC/SMEL, jogando no dia 12 de setembro em Camanducaia, perdeu para a equipe de Machado.

Em 2018, a Caldense firmou parceria com o programa NBA Basketball School, trazendo uma metodologia moderna de ensino da liga de basquete norte-americana, a NBA, para seus alunos e professores. Durante os anos as equipes da Caldense puderam participar de eventos e competições nacionais do programa.

Nos anos seguintes, o clube colecionou novas conquistas: títulos na LIDARP em diferentes faixas etárias, o campeonato adulto regional em 2019 e importantes participações em competições da Liga Metropolitana de Campinas. Em 2022, o time adulto e o sub-13 foram campeões da LIDARP; no mesmo ano, o sub-14 venceu a Série Prata da Liga Metropolitana. Em 2023, a Caldense foi bicampeã da LIDARP no sub-17 e voltou a vencer no adulto.
Em 2024, Poços de Caldas sediou a National Cup, maior competição da NBA Basketball School no país, com a Caldense como sede principal, recebendo centenas de atletas de vários estados. Nesse mesmo período, o clube manteve sua tradição de conquistas regionais, incluindo títulos no Circuito Sul Mineiro e na LIDARP.

Em 2025, a Associação Atlética Caldense sediou, entre os dias 4 e 13 de julho, a 2ª edição do NBA Basketball School National CUP, um dos maiores torneios de base ligados à marca NBA no Brasil. O evento reuniu 32 equipes de todo o país nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-15 Feminino, movimentando intensamente as dependências do clube.A Caldense viveu mais um momento histórico ao conquistar, de forma invicta, a categoria All-Star sub-15 da NBA Basketballl School National Cup.

Entre os dias 4 e 7 de setembro de 2025, a Associação Atlética Caldense sediou a 1ª Copa O2 Experience Sub-13 de Basquete, reunindo jovens talentos de Minas Gerais e São Paulo. Participaram da competição equipes tradicionais do basquete nacional, como Paulistano, Basquete Chuí, Corinthians, Ginástico e Sanjoanense, além da equipe anfitriã, Caldense.O evento fez parte das comemorações do centenário do clube e foi destacado como uma grande oportunidade de integração e desenvolvimento para os jovens atletas.

Atualmente, a Caldense é reconhecida como uma das principais referências do basquete regional, oferecendo estrutura, projetos de formação e participando ativamente de competições estaduais e nacionais. A história da modalidade no clube reflete planejamento, continuidade e a valorização dos atletas e profissionais envolvidos, mantendo vivo o compromisso com o desenvolvimento esportivo e social.