Os primeiros dias da pré-temporada da Caldense tem sido de avaliações e testes. Nesta segunda-feira os jogadores foram submetidos Yoyo Test, que mede a capacidade de resistência aeróbica de cada atleta e serve para determinar o tempo em que os jogadores conseguem manter um alto rendimento físico. A atividade irá servir como base para direcionar o foco dos treinamentos nas próximas semanas.
O Yoyo Test consiste em um circuito em linha reta com ritmo progressivo. Os jogadores devem percorrer a distância pré-determinada e voltar. Na saída e chegada, é emitido um sinal sonoro pré-estabelecido, todos devem finalizar o trajeto antes que o tempo se esgote. Nos primeiros estágios os atletas começam a um ritmo baixo e vão aumentando a velocidade aos poucos. A cada velocidade, o percurso é repetido algumas vezes, sendo que entre os tiros há um descanso.
O teste ocorre até o atleta se sentir incapacitado de prosseguir. O objetivo é que os jogadores realizem o maior número de deslocamentos possíveis. O resultado é determinado pela distância percorrida pelo atleta durante o teste e, posteriormente, transformado em um cálculo de consumo de oxigênio (VO2 máximo). A partir disso, é possível determinar quanto tempo o atleta pode permanecer em alto nível físico e, consequentemente, saber quem precisa melhorar o condicionamento.