Árbitro de vídeo no Ronaldão: Estádio recebe vistoria para implantação do VAR

por

A Federação Mineira de Futebol vem trabalhando nos último meses para implantar o árbitro de vídeo em todos os jogos da primeira fase do Campeonato Mineiro 2023. Na reunião do Conselho Técnico da competição, a ser realizada segunda-feira (24) em Belo Horizonte, uma proposta será apresentada aos representantes dos 12 times do Módulo I para colocar a tecnologia em prática.

O VAR começou a ser utilizado no Campeonato Mineiro em 2019, porém somente nas semifinais e final. O primeiro jogo da Veterana a contar com a tecnologia foi na semifinal do estadual de 2020, contra o Tombense. Agora a FMF quer que a tecnologia esteja presente em todos os jogos da competição.

“A Federação vem com uma alternativa financeira para poder arcar com os custos do VAR, que é elevado. A Federação se preparou para 2023 e teremos a solução financeira e, caso os clubes estejam dispostos, temos a solução para arcar com esses valores. Seria mais no sentido de patrocinador. A Federação tem umas propriedades que são dela e cede para os clubes. A ideia é não ceder mais e a Federação conseguir monetizar em cima delas”, disse o presidente da FMF, Adriano Aro, em entrevista esta semana à Rádio Itatiaia.

Na manhã desta quarta-feira (19), dois representantes de uma empresa, que faz a gestão do VAR para a CBF, estiveram no Ronaldão para fazer uma vistoria do estádio e levantar as demandas necessárias para implantação da tecnologia no local. O supervisor de futebol da Caldense, Luís Antônio Sebastião e o coordenador de manutenção do clube, João Batista da Mata os acompanharam, juntamente com funcionários e colaboradores da Secretaria Municipal de Esportes.

Os representantes inspecionaram as instalações do estádio e nos próximos dias irão enviar uma solicitação de benfeitorias para o Ronaldão receber o VAR, caso a tecnologia seja aprovada pelos clubes. Uma das salas do estádio, situada ao lado da sala de coletiva, ficou direcionada para a arbitragem de vídeo. Melhorias são necessárias nesse espaço, como: isolamento da sala (pois atualmente ela possui uma abertura para o lado externo), instalação de ar condicionado (para controlar a temperatura dos equipamentos), instalação de tomada industrial (para suprir a demanda de aparelhos ligados simultaneamente), entre outras.

O sistema de árbitro de vídeo exige a cada partida três câmeras na arquibancada, uma central e duas laterais (câmeras de impedimento). Os representantes do VAR também checaram o posicionamento e ângulo de visão dessas câmeras, bem como da cabine do VAR, que deve ficar próxima da cabine do quarto árbitro.

Os equipamentos utilizados e as imagens geradas nas partidas para os árbitros são por conta de uma equipe operacional da Rede Globo e a instalação da estrutura é feita com cerca de uma semana de antecedência do primeiro jogo no local, para checagem dos aparelhos. Não é necessário um evento teste.

Outros estádios de Minas Gerais também já receberam a vistoria e outros vão receber nos próximos dias. A medida visa proporcionar uma arbitragem cada vez mais assertiva e também fazer com que os times do interior não precisem mandar seus jogos fora de casa nas fases decisivas da competição.

 

Gramado
O gramado do Ronaldão será trocado a partir do mês de novembro. Entre os dias 02 e 06 de novembro estão programados shows com diversas bandas e artistas no estádio. Logo em seguida, o local será fechado para a troca do gramado. Será instalada uma grama moderna, do mesmo tipo das grandes arenas. Além disso, será implantado um novo sistema de drenagem e irrigação.

Fotos: Renan Muniz / Caldense