Caldense teve tudo para ganhar, mas perdeu por 1 a 0 para o Democrata-SL

por

Caldense e Democrata se enfrentaram na noite deste sábado em Sete Lagoas-MG pela primeira rodada da repescagem do Campeonato Mineiro. A Veterana teve tudo para ganhar o jogo. Pênalti a favor e um adversário expulso no primeiro tempo. Mas abusou dos gols perdidos e foi derrotada por 1 a 0, gol de Gustavo Aguiar.

A Caldense fez uma preparação de 15 dias para o duelo, já que não teve compromisso no final de semana passado. Dos seis reforços contratados durante a semana, quatro começaram jogando. A comissão realizou um intenso estudo do adversário e se planejou para a partida, mas tudo foi por água abaixo aos 5 minutos de jogo. Gustavo Aguiar recebeu passe de Jorge Henrique e acertou um chute de rara felicidade no ângulo para abrir o marcador.

O gol empolgou a torcida local e o Jacaré foi para o ataque, teve boas chances com Tito, ex-Caldense, e Gustavo Aguiar, mas não conseguiu ampliar. Aos 31, Jorge Henrique cometeu falta em Patrick Marcelino, o árbitro aplicou cartão amarelo, mas o VAR recomendou a revisão e foi constatado que o atacante adversário deixou o braço no rosto do zagueiro alviverde e o cartão foi trocado pelo vermelho.

Com um a mais, o Verdão se lançou ao ataque e passou a criar inúmeras chances claras de gol. Parecia questão de tempo. O Verdão finalizou com Mayco Félix, Erick Salles e João Vitor duas vezes, mas não acertava a meta.

Na etapa complementar as duas equipes fizeram diversas alterações e a Caldense tinha quase que integralmente a posse de bola. Com um a menos, o Democrata ficou totalmente recuado e o Verdão só ficava no campo de ataque. Até que Aslen foi derrubado por Filipi Sousa, também ex-Caldense, e a arbitragem marcou pênalti. O capitão Fabrício Costa foi para a batida e Thulio defendeu. No rebote a bola sobrou limpa para Mayco Félix, que mandou por cima.

A Veterana não se abateu e continuou pressionando. Na sequência Aruá, com o gol praticamente aberto, dentro da pequena área, recebeu cruzamento e testou por cima do travessão. Depois Erivélton arriscou de longe e ela passou perto. Erick Salles também tentou, sem sucesso. Por fim o estreante Eduardo Júnior teve a bola do jogo, desviou de cabeça e Thúlio operou um milagre para garantir a primeira vitória do Democrata na competição. Nos acréscimos Fábio Szymonek ainda evitou um gol certo no mano a mano com Juliano.

O Verdão volta a campo na próxima quarta-feira às 20 horas contra o Patrocinense no Ronaldão.

FICHA TÉCNICA

18/03/2023: Democrata-SL 1-0 Caldense
Campeonato Mineiro 2023 Repescagem 1ª Rodada. Local: Sete Lagoas-MG, Arena do Jacaré. Sábado 18h.
Público: 1083
Renda: R$ 8.000
Juiz: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Marcyano da Silva Vicente
Quarto árbitro: Adílio Ribeiro da Silva
Analista: Ângelo Antônio Ferrari
VAR: Leonardo Rotondo Pinto, Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo (AVAR1), Joel Tolentino Damata Júnior (Observador).
Gol: Gustavo Aguiar 6’ 1º
Cartão amarelo: João Vitor; Juliano, Filipi Sousa, William Mineiro, Gustavo Crecci, Lucas, Thainler.
Expulsão: Jorge Henrique 30’ 1º.
Caldense: Fábio Szymonek; João Vitor (Luisinho 10’ 2º), Patrick Marcelino, Lula, Caxambú (Aruá 22’ 2º); Lucas Silva, Fabrício Costa (C) (Eduardo Júnior 33’ 2º); Erick Salles, Murilo Rangel (Erivélton (intervalo)), Dija Baiano (Aslen 10’ 2º); Mayco Félix. Técnico: Thiago Oliveira.
Democrata: Thúlio; Filipi Sousa (Rodney 22’ 2º), William Mineiro, Marcão, Gustavo Aguiar (Lucas 29’ 2º); Juliano, Gustavo Crecci; Tito (Thainler (intervalo)), Jorge Henrique (C), Neto (Thiago Gabriel 22’ 2º); Léo Martins (Matheus Sousa 33’ 2º). Técnico: Wallace Lemos.
Obs: Thúlio defendeu um pênalti de Fabrício Costa aos 19’ do 2º tempo.