O futebol brasileiro lamenta o falecimento do célebre locutor esportivo Sílvio Luiz, aos 89 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira (16/05). O narrador ficou conhecido por seus bordões nas transmissões, como: “pelas barbas do profeta”, “olho no lance”, “pelo amor dos meus filhinhos”, “o que é que eu vou dizer lá em casa?” e muitos outros.
Entretanto, antes de fazer sucesso no microfone, Sílvio Luiz foi árbitro de futebol. Nascido em São Paulo, começou a integrar o quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol em 1965, aos 31 anos e apitou muitos jogos ao longo das décadas de 1960 e 1970.
Nesse período, curiosamente, Sílvio Luiz apitou um jogo da Caldense. Foi um amistoso em junho de 1972 diante do SAAD, time de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, no Estádio Lauro Gomes de Almeida. O SAAD vinha embalado por uma vitória na semana anterior em um amistoso internacional diante do Danúbio, do Uruguai.
A Veterana estava em meio à sua primeira participação na elite do futebol mineiro. Houve um hiato no calendário da competição, após o fim do 1º turno da segunda fase. O time alviverde então realizou uma série de amistosos diante de times paulistas para chegar forte no segundo turno.
O Verdão enfrentou o Botafogo-SP (1 a 1), Comercial-SP (0 a 0), Marília-SP (2 a 1) e em seguida o SAAD-SP (0 a 1). O jornal Gazeta do Sul de Minas na ocasião, avaliou o desempenho do árbitro Sílvio Luiz na partida como “regular” e escreveu que a Caldense fez um bom primeiro tempo, mas decaiu na etapa complementar após a expulsão do lateral Hildo, em uma chegada mais forte.
Confira abaixo a ficha técnica da partida histórica. É mais uma curiosidade na trajetória da Veterana. O clube lamenta a perda de Sílvio Luiz, que deixa uma grande lacuna na comunicação esportiva.
25/06/1972: SAAD (SP) 1-0 CALDENSE
Amistoso Interestadual. Local: São Caetano do Sul (SP), Estádio Lauro Gomes de Almeida. Domingo 15h30.
Gol: Waldir 3’ 1º
Juiz: Sílvio Luiz (SP)
Auxiliares: Paulo Monteiro Silva (Liga Local) e Manoel dos Santos (Liga Local)
Renda: Cr$ 4.320
Expulsão: Hildo e Juquita no 2º.
SAAD: Fininho; Celso (Roberto), Flávio, Oscar, Arnaldo; Zanetti, Edson (Nenê), Nélson; Fernandes, Arlindo, Waldir. Técnico: Aurélio Loureiro Bastos.
Caldense: Eduardo; Militão (Carlinhos), Neto, Hildo, João Preto; Jota Lopes, Carlos Roberto, Aílton Lira; Paulinho, Cândido, Ganzepe (Campos). Técnico: Juquita.