Na manhã de sábado (26/10), na sede da Caldense, Ginásio Ronaldo Junqueira, as equipes de Vôlei Feminino da Associação Atlética Caldense, Master e Sub-16, fizeram um jogo-treino entre si, visando a preparação para os próximos torneios que irão participar no sul do país e no litoral paulista.
Para o técnico da equipe adulta, Paulinho Togni, o objetivo dessa atividade é justamente preparar as duas equipes, tanto a Sub-16, que vai para a Taça Paraná, quanto para a adulta, que disputará o torneio Conexão Praia Grande de 15 a 17 de novembro.
“É uma oportunidade de darmos ênfase aos times para essa o 7º Conexão Praia Grande de Voleibol Máster, organizado pela Conexão Pró Sport, com regras oficiais de jogo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em vigor. O grupo adulto teve a oportunidade de confrontar com as meninas mais novas que irão representar a Veterana na Taça Paraná. Esse jogo-treino foi produtivo e saiu bom para todo mundo”, disse Togni.
Thomaz Fonseca, técnico do grupo Sub-16, diz que a partir de 03 de novembro, a Caldense realiza um fato inédito em participar, pela primeira vez, de um torneio com times de vôlei de outros países. O time segue para Curitiba-PR, no qual vai participar da 23ª Edição da Taça Paraná. Uma competição de grande porte, que começou nacionalmente e hoje se vê como internacional, onde Chile e Peru integram os confrontos com times do Brasil.
“Na nossa categoria, Sub-16, foram inscritas 72 equipes. Tem times de quase todos os Estados do país. Norte, centro-oeste, nordeste, sul, muitas regiões brasileiras vão estar participando dessa competição. Nossa chave, formada por 4 equipes, já foi divulgada e iremos enfrentar o Fluminense, do Rio de Janeiro, Goiás Esporte Clube, do clube de futebol do Goiás mesmo e o Club Stadio Italiano de Santiago do Chile”, comentou.
O orientador das meninas do Sub-16 vê muito positivo esse amistoso contra o time de vôlei mais experiente da Caldense para expor as atletas em jogadas que possivelmente encontrarão nesse campeonato e colocá-las atentas a lances, além de trabalhar o psicológico esportivo, que é fundamental nessa fase.
O grupo Team Volei, projeto social do professor Thomaz Fonseca, possui apoio através do Projeto de Lei de Incentivo Municipal de Esporte, no qual o incentivo é gerado através da Unimed Poços de Caldas, que os apoia desde 2018. “Esse ano o incentivo ao projeto será de total valia para podermos ir 23ª Edição da Taça Paraná. O projeto de lei de incentivo é uma lei municipal que atende todo o município. Conseguimos o apoio através de pessoa física, e o clube abriu as portas ao projeto para nos atender, para gente fazer todo o nosso treinamento e preparação aqui na Associação Atlética Caldense. Usamos toda estrutura oferecida pelo clube para prepararmos nossas jogadoras alviverde, para poder estar representando, primeiro o clube, o município nessa competição nacional/internacional”, finaliza o técnico.
O plantel da Caldense segue para o sul do país com 14 atletas e mais 2 integrantes na comissão técnica, com Thomaz Fonseca como técnico e Jaqueline Ribeiro como auxiliar técnica.