Alunas de Dança do Ventre da Caldense ensaiam para apresentações de fim de ano

Na manhã de domingo (27/10), Cilmara Sena, professora de dança do ventre da Associação Atlética Caldense e da Escola de Dança Senna e Magia, realizou um ensaio técnico com suas alunas para a apresentação anual realizada no Espaço Cultura da Urca, Teatro Benigno Gaiga e no Ginásio Luiz Sodré Ayres, na sede do clube. As apresentações estão marcadas para os dias 09/11 (19h30) e 10/11 (15h) na Urca e dia 07/12 (20h) na Caldense.

A associada Maria Clara Silva River, já com 14 anos de dança do ventre, está animada para o próximo evento na Urca, que ocorre todos os anos e reúne apresentações com temas de datas comemorativas, como o Dia da Bailarina, o Dia da Mulher e Halloween, entre outros. “Esse espetáculo é sempre especial, cheio de cor e significado, e estamos todas na expectativa para esse grande dia”, diz a aluna.

Segundo ela os ensaios no clube já estão a todo vapor, com foco para que tudo esteja impecável na apresentação. Em breve, haverá também um ensaio geral na própria Urca, onde o posicionamento no palco e os últimos detalhes serão definidos. “É um momento para alinharmos cada passo e criar uma experiência inesquecível para quem nos assiste”, comenta.

Este ano, em especial, Maria teve uma conquista importante, foi destaque representando a Caldense no Mercado Persa, em abril, competindo na categoria Sub-21. “Foi a minha primeira experiência nesse evento maravilhoso, que é um dos maiores festivais de dança árabe da América Latina, realizado na cidade de São Paulo. Estar ali foi um sonho realizado. Quero muito participar mais vezes e sentir novamente essa conexão com a cultura e a arte árabe, em um dos palcos mais respeitados desse meio”, afirma ela.

Para Maria a professora Cilmara Sena é uma inspiração na dança do ventre. “Ela me acompanha e incentiva desde pequena, com muita paciência. Este ano, ao competir no Mercado Persa, percebi o quanto aprendi com ela, que ensina com excelência e está sempre ao nosso lado. Ela é, sem dúvida, uma professora maravilhosa e uma grande mentora”.

A professora de dança do ventre, Cilmara Sena, conduziu esse importante ensaio com suas alunas, organizando o grande volume de coreografias para o espetáculo que será apresentado na Urca. “Ensaiar aqui na Caldense é excelente. O espaço é mais amplo, permitindo que as meninas treinem as danças, façam novas amizades e interajam com as colegas”, comentou.

Durante os ensaios gerais, as alunas têm a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam em sala de aula e vivenciar a sensação de estarem no palco. Com um planejamento cuidadoso, a professora simula o traçado do palco da Urca, proporcionando uma experiência mais realista. “No dia da apresentação, cerca de 100 bailarinas estarão unidas para um espetáculo inesquecível, fruto de muito esforço, dedicação e paixão pela dança”, diz a professora.

A aluna Angélica Fonseca, com cinco anos praticando dança do ventre, conta que seu figurino foi elaborado com riqueza de detalhes. Segundo ela a expectativa para suas apresentações sempre cresce, especialmente quando o público se envolve com a beleza e a autenticidade da dança. “A gente trabalhou na construção de uma dança que reverencie a consciência negra, uma homenagem profunda à ancestralidade africana. Em nosso processo de pesquisa, toda equipe buscou referências históricas sobre os trajes, adornos e cultura africana, para que cada detalhe se aproximasse o máximo possível da tradição. “Em cada movimento vamos celebra a força e a beleza das mulheres africanas, proporcionando uma experiência visual e cultural rica e autêntica”, finaliza a aluna.

Para o evento na Urca o ingresso pode ser adquirido por R$ 30,00 e para a apresentação na sede do clube, aos associados, uma doação de 1 litro de leite para ação social.