A noite desta terça (1º) foi de emoções no ginásio Dr. Ronaldo Junqueira, com as finais da Copa Infantil Itamir Ricci Dalla Rosa. A competição reuniu jovens atletas em duas partidas decisivas que agitaram os associados presentes, com Internaziolane 5 x 1 PSG (final Bronze) e Real Madrid 6 x 2 Bayern (final Prata). As equipes foram orientadas pelos professores Junio Pereira e Giovani Cruz, que conduziram os jogos com entusiasmo e espírito esportivo.
Mais do que uma competição, a copa prestou uma justa e emocionante homenagem a Itamir Ricci Dalla Rosa, um dos maiores nomes do futsal poços-caldense, que brilhou nas quadras na década de 70 e ajudou a escrever a história esportiva da Associação Atlética Caldense.
Luís Fernando Soares, 1º vice-presidente do clube, destacou o valor da homenagem, especialmente neste ano de celebração dos 100 anos da Veterana. “Foi uma grande homenagem para Itamir Ricci nesse ano tão especial para o clube. Maurílio Meloto e todo o departamento de futsal foram muito felizes na escolha, porque o ele é um autêntico representante do nosso futsal alviverde. Muito merecido. Tenho certeza de que ele está muito feliz. Além de fã do seu futebol, somos amigos de longa data e já trabalhamos juntos. Ele é patrimônio da Caldense”, disse.
O diretor do departamento de futsal, Maurílio Meloto, explicou que as decisões foram divididas em dois grupos, com partidas realizadas nos períodos da manhã e da noite, devido ao grande número de crianças. “Esse foi o primeiro dia das finais em homenagem a Itamir Ricci Dalla Rosa. Fizemos essa divisão para acomodar todas as crianças. É um reconhecimento do futsal da Caldense a um grande nome que marcou época nas quadras, especialmente na década de 70. Ricci jogou em 1974, quando o diretor de futsal era o saudoso Orlando Moraes. Ele é uma verdadeira referência no futsal da cidade. Toda a família alviverde ficou feliz com sua presença nos jogos”, destacou.
Eugênio Cassaro, assessor do departamento de futsal, também reforçou a importância da homenagem e relembrou a trajetória do ex-atleta. “Itamir foi um grande salonista. Joguei com ele e com o filho dele. Sempre foi um excelente atleta, alguém que se destacava naturalmente. Hoje, ele está aqui recebendo esse reconhecimento, e o mais bonito é que ele acompanhou de perto todos os jogos da competição. Ele gosta dessa atmosfera da Caldense. No ano tão especial como o centenário, nada mais justo do que homenagear uma pessoa que merece demais”, afirma.
A Copa Infantil Itamir Ricci Dalla Rosa reforça não apenas a força das categorias de base da Caldense, mas também o compromisso do clube em manter viva a memória de seus grandes nomes, valorizando quem contribuiu com paixão e talento para a construção da rica história esportiva da instituição.