Clínica de Squash com Renato Gallego movimenta centenário da Caldense

Nos dias 3 e 4 de setembro, a Associação Atlética Caldense promove uma clínica de squash de alto nível conduzida por Renato Gallego, treinador de renome internacional e diretor técnico da Confederação Brasileira de Squash. O evento foi realizado nas quadras do clube, das 19h às 22h, e reuniu associados de diferentes níveis de experiência, todos em busca de aprimorar suas habilidades na modalidade.


Para muitos participantes, a experiência foi inédita. A associada Gabriela Cordeiro contou que esta foi a sua primeira clínica com Gallego. “Eu comecei a praticar squash quando era adolescente, depois parei um pouco e agora retornei. Acho muito importante essa oportunidade de treinar com alguém tão experiente e aprender novas habilidades. Pela falta de tempo, fiquei sem treinar, o treinador foi atencioso em vários esclarecimentos e já consegui colocar em prática algumas técnicas de jogadas”, destacou.


Gabriela também ressaltou a qualidade dos treinos aplicados. “Renato passou exercícios que fazem a gente ter um novo raciocínio, uma nova forma de pensar. Isso acaba ajudando muito a melhorar nossa tática, além do que já estamos acostumados”, completou Cordeiro.


Renato Gallego destacou a importância de estar na Caldense em uma semana tão marcante. “Estar aqui na Caldense, na semana em que o clube completa 100 anos, é um privilégio. Nos últimos 40 dias, estivemos nos principais eventos de squash com a Seleção Brasileira: o Mundial Juvenil Sub-19, no Cairo; os Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção; e o Pan-Americano Adulto, na cidade do Rio de Janeiro. Todas as metas foram atingidas, e o squash nacional está em franco desenvolvimento. Aqui na clínica, trabalhamos tanto com iniciantes quanto com jogadores mais experientes, com foco em jogos condicionados, parte tática e, em seguida, na parte técnica”, explicou Gallego.


O coordenador do departamento de esportes especializados da Caldense, Ailton Lopes, ressaltou a relevância do evento. “Mais uma vez Gallego está conosco, dando peso à semana do centenário do clube. Vindo logo após o Pan-Americano, com a Seleção Brasileira, ele traz o que há de mais novo na modalidade, com treinamentos e novas experiências para nossos associados. É muito bom poder contar com um coach desse nível, que agrega tanto ao nosso esporte. Agradeço ao clube, na pessoa do presidente Rovilson Ribeiro, e a toda a diretoria pelo apoio. Isso demonstra a solidez de um clube centenário fazendo história”, afirmou Lopes.


Renato Gallego, além de comandar a Seleção Brasileira de Squash, é mentor esportivo, tutor em coaching pela World Squash Federation, gestor e idealizador do Método Renato Gallego. Com passagens por mais de dez países, atuação em projetos voltados para os ciclos olímpicos e coautoria do livro Como Jogar Squash, ele é hoje uma das maiores autoridades da modalidade no Brasil.