Na noite de segunda-feira (03), o Ginásio Dr. Ronaldo Junqueira, na Associação Atlética Caldense, foi o cenário da solenidade de abertura da 20ª edição da Copa de Futsal Pré-Mirim Lázaro Walter Alvisi. O evento, promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, contou com a concentração das equipes, desfile das delegações e uma atmosfera marcada pela emoção e pela tradição esportiva da cidade.
A competição presta homenagem ao radialista e ex-secretário de esportes Lázaro Walter Alvisi, figura de grande importância para o desenvolvimento do esporte local. Nesta edição, 17 equipes participam do torneio. Na primeira fase, os times foram divididos em quatro grupos, três com quatro equipes e um com cinco, que se enfrentam em turno único. Os líderes de cada grupo garantem vaga direta nas quartas de final, enquanto os segundos e terceiros colocados disputarão um playoff eliminatório, definindo os demais classificados. As finais acontecem dia 03 de dezembro.
O coordenador técnico da competição, Carlos Alberto Santos, da Secretaria Municipal de Esportes, destacou a origem e o significado do torneio. “A Copa foi criada há 20 anos, na gestão do então secretário de esportes Antônio Carlos Pereira, para homenagear o radialista Lázaro Walter Alvisi, uma pessoa fundamental em várias áreas, principalmente na Caldense, onde teve grande envolvimento. Ele amava Poços e o esporte. É emocionante ver hoje aqui seu filho Ricardo, seu neto Jonathan e seu grande amigo Vicente Vasconcelos, nesta linda festa em sua homenagem”, afirmou Lelo.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Wellington Guimarães destacou o papel das famílias e o valor da competição para os jovens atletas. “Como ex-jogador, fico muito feliz em ver as arquibancadas da Caldense cheias de famílias. O incentivo dos pais é essencial. Para muitos atletas, essa é a primeira competição oficial, e é natural o nervosismo, mas o mais importante é a participação e o aprendizado. Que essa 20ª edição, em um ano tão simbólico para o centenário da Caldense, brilhe ainda mais e siga fortalecendo o esporte em Poços de Caldas”, disse Paulista.



A secretária municipal de esportes, Zélia Maria Testi Moreira, ressaltou o legado de Lázaro Walter Alvisi e sua contribuição para o futebol de base. “Esses 20 anos representam uma homenagem a um legado de dedicação. Lázaro foi um excelente radialista esportivo e secretário, responsável por idealizar os Campeonatos Dente de Leite. Talvez o futebol de Poços não seria o que é hoje sem sua visão e seu trabalho. É uma homenagem mais do que justa”, afirmou Zelinha.
Visivelmente emocionado, Ricardo Alvisi, filho do homenageado, expressou sua gratidão. “É muito gratificante ver que, mesmo depois de 20 anos, todos continuam lembrando do meu pai. Agradeço à Associação Atlética Caldense e ao presidente Rovilson Ribeiro por abrirem as portas para essa linda cerimônia. O esporte é saúde, é vida. Estamos tirando as crianças das ruas e das telas para trazê-las ao esporte, que é algo saudável. Tenho certeza de que meu pai está feliz com isso tudo. Guardamos esse legado com muito carinho”, disse Alvisi.
Times da Caldense estreiam na 20ª Copa de Futsal Pré-Mirim Lázaro Walter Alvisi
Na noite de segunda-feira (03), o Ginásio Dr. Ronaldo Junqueira, na sede social da Associação Atlética Caldense, foi palco das estreias das equipes alviverdes na 20ª edição da Copa de Futsal Pré-Mirim Lázaro Walter Alvisi, logo após a cerimônia oficial de abertura do torneio, com chute simbólico de Ricardo Alvisi, filho do homenageado.
No primeiro confronto da noite, a equipe da Veterana enfrentou o time Zico 10/Coopoços e acabou superada pelo placar de 5 a 2. Os gols da Caldense foram marcados por Filippo Granato e Gustavo Januzzi, enquanto Arthur Santos (4) e Thales Ravi (1) balançaram as redes para o adversário. A equipe foi comandada pelo técnico Rodrigo Andrade, com o auxílio de Juninho Pereira e Guilherme Noronha.
O treinador destacou o bom desempenho do grupo, formado por atletas de diferentes idades, e o objetivo de proporcionar experiência aos mais jovens. “O clube entrou com duas equipes na copa. A Veterana sempre dá oportunidade para alguns jogadores mais novos do que a categoria, para que possam participar e ganhar experiência para o ano que vem. Achei que eles foram muito bem, pois temos jogadores com até cinco anos de idade, menores que a categoria, representando muito bem a Veterana. Foi apenas o primeiro jogo, ainda temos mais dois pela frente, e acredito que vão defender o clube com muita garra”, afirmou Rodrigo.
No segundo jogo da noite, a Caldense voltou à quadra, desta vez para enfrentar o Projeto Fênix, e conquistou uma grande vitória por 5 a 0. Os gols foram marcados por Rafael Muniz (2), Henrique Pereira, Guilherme Ranieri e Leonardo Oliveira. A equipe foi dirigida pelo técnico Rafael Soares, com o apoio dos auxiliares Juninho Pereira, Rodrigo Andrade e Guilherme Noronha.
Rafael comemorou o bom início e ressaltou a tradição e o alto nível da competição. “Foi um ótimo jogo para começar um campeonato tão difícil e tradicional aqui em Poços. Já tive o prazer de ser campeão quatro vezes nessa competição, e também perdi muitas, então sei o quanto é disputada. A estreia sempre traz ansiedade, mas o time foi bem, colocou em prática o que treinamos e conseguiu um placar excelente para começar. Agora é seguir trabalhando firme para chegar entre os quatro melhores, se Deus quiser”, destacou o treinador.



Com dois times representando o clube, a Associação Atlética Caldense inicia sua trajetória na 20ª Copa de Futsal Pré-Mirim Lázaro Walter Alvisi com boas perspectivas e foco no desenvolvimento das categorias de base.
VETERANA: Alice Quiuqui Carvalho Soares, Enrico Navarro Bortolan, Filippo Flora Granato, Francisco Murta Moreno, Gustavo Soares Januzzi de Carvalho, João Gabriel Sandy Souza, Luiggi Miguel Migot Moreira e Matheus de Castro Nascimento Costa.
CALDENSE: Daniel Batista Viana, Guilherme Oliveira Ranieri, Henrique Pereira da Costa, Joaquim dos Santos Quiciri, Leonardo Azevedo Fontes de Oliveira, Lorenzo Franco Nogueira, Nicolas Toledo Bortoloto, Rafael de Oliveira Muniz e Samuel Piva Viana.

