Buscando a otimização da gestão de dados e integração entre os setores do departamento de futebol, a Caldense passou a utilizar uma nova plataforma multidisciplinar, a Pro Soccer. Através de um programa de computador, a comissão técnica tem acesso, em um só lugar, a uma série de informações sobre atletas, treinos e jogos.
No software cada jogador possui uma ficha onde ficam registrados todos os seus relatórios de performance e desempenho nos testes físicos, exames, estatísticas de GPS, programação de treino e viagens, histórico de lesões, peso, percentual de gordura, quilometragem percorrida, tempo de treino e muito mais.
Através da análise das planilhas e gráficos gerados pelo programa, é possível tirar conclusões, organizar e conhecer melhor a produtividade dos jogadores, para então direcionar treinos e atividades, conforme as necessidades individuais dos profissionais.
Isso irá melhorar a performance dos departamentos de preparação física, fisiologia e fisioterapia, para municiar o comando técnico com informações cada vez mais precisas. “O software tem como objetivo melhorar a performance e a comunicação dos setores, integrando e cruzando os dados de todos os departamentos do clube. A plataforma foi inserida para captar informações sobre cada atleta, treino, competição ou jogo, ficando assim, organizadas e correlacionadas em um único sistema, otimizando assim, todo o trabalho desenvolvido dentro do departamento de futebol” – disse o preparador físico Zeca Barbosa.
“A plataforma irá contribuir com monitoramento de todos os controles desenvolvidos pelo departamento de fisiologia, otimizando assim, as informações individuais de cada atleta, tais como avaliações físicas, estatísticas de GPS, escalas subjetivas, entre outras” – falou o fisiologista do clube Rodrigo Lemes.
“Para a fisioterapia, a Pro Soccer auxilia nas seguintes informações no histórico de lesões que os atletas tiveram durante o campeonato ou temporada, número de atendimentos seja ele para reabilitação, manutenção ou prevenção. Também permite dentro da plataforma ter informações diárias sobre quaisquer intercorrências que o atleta venha ter durante os treinamentos, fazendo com que toda comissão esteja monitorando cada atleta de forma mais especifica, minimizando o risco de lesões e potencializado a performance” – completou o fisioterapeuta Gustavo Chenci.