Caldense acerta retorno de preparador de goleiros e contrata analista de desempenho

por

A Caldense acertou o retorno do preparador de goleiros Ronaldo Gontijo e contratou o analista de desempenho Cícero Braga. A comissão técnica alviverde agora está fechada para o início da temporada de 2023. Os treinos tem início previsto para a segunda semana de novembro próximo.

Ronaldo Gontijo trabalhou na Caldense durante o Campeonato Mineiro de 2022, onde trouxe novas metodologias para a preparação de goleiros. Na ocasião, a Veterana chegou à semifinal da competição e o goleiro Renan Rinaldi entrou para a seleção da competição, em votação realizada por jornalistas do Grupo Globo.

“Muito feliz em regressar à Caldense, junto com a comissão técnica que fez um grande trabalho no Mineiro de 2022, chegando às semifinais e na disputa do troféu do interior. Atingimos em pouco tempo metas importantes para o clube. Já começamos o planejamento para 2023, junto ao técnico Gian e toda a comissão, para a montagem do plantel de goleiros e programação de treinos de pré-temporada, além de outros alinhamentos necessários para que juntos possamos atingir coisas maiores e melhores no que diz respeito à resultados dentro e fora do campo, pois a Caldense merece estar sempre em evidência”, falou Ronaldo.

Ronaldo Gontijo, preparador de goleiros (Foto: Renan Muniz / Caldense / Arquivo)

A Veterana voltará a ter um profissional específico para o departamento de análise de desempenho. Trata-se de Cícero Paschoal Braga, que tem experiência em times mineiros como Democrata-GV e Uberaba, além de um grande trabalho no Costa Rica-MS, onde foi campeão estadual e ajudou a equipe a conquistar acesso para a Copa do Brasil, Série D e Copa Verde. Seu último clube foi o Brasil de Pelotas.

Cícero fala sobre a sua metodologia. “É importante ser o mais multidisciplinar possível, para envolver e ajudar todas as áreas do clube e levar os atletas à melhor performance. Temos que viver o clube diariamente. Ajudar na organização, ter controle de dados da equipe e fazer filmagens de todos os treinos, para ver se os atletas estão seguindo o modelo de jogo da comissão e fazer correções. No cotidiano, vamos estudar os adversários e entregar um relatório para a comissão com os pontos fortes e negativos, para direcionarmos as ações”, disse.

Esse período de montagem do elenco, a análise de desempenho tem um papel fundamental. “Estou ajudando com a análise de mercado, para fazermos as contratações certas. Pois é uma das principais etapas do processo, para termos a menor margem de erro possível e trazer atletas que realmente vão dar resultado. E para se chegar à conclusão de um nome é preciso muitas observações e levantamento de dados”, completou Cícero.

Cícero Braga, analista de desempenho