Novo formato e VAR: Conselho Técnico define mudanças no Campeonato Mineiro

por

Na tarde desta segunda-feira (24) foi realizado no Estádio Mineirão em Belo Horizonte o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro 2023, com integrantes das 12 equipes que irão disputar a competição. Uma série de mudanças e novidades foram definidas. A Caldense foi representada pelo diretor de futebol Serginho Maracanã e pelo supervisor de futebol Luís Antônio Sebastião.

A implantação do árbitro de vídeo em todos os jogos foi confirmada. A tecnologia estará presente pela primeira vez desde início da competição e em todos os estádios. O VAR vinha sendo utilizado no estadual desde 2019, porém apenas nas fases decisivas. A novidade chega para oferecer uma arbitragem mais assertiva. A Federação Mineira irá assumir a comercialização das placas de publicidade nos estádios para arcar com os custos de instalação dos equipamentos.

O Mineiro terá início no dia 21 de janeiro, com nova fórmula de disputa, aprovada por unanimidade. Serão 3 grupos com 4 times cada, totalizando 8 rodadas na primeira fase. As equipes enfrentam os times dos outros grupos, sendo 4 jogos em casa e 4 fora. Exemplo: os times do Grupo A, enfrentam os times do Grupo B e C.

Classificam-se os líderes de cada grupo e o segundo melhor colocado. As fases semifinal e final terão ida e volta, sendo que a equipe melhor classificada na primeira fase tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Os três piores colocados irão disputar um triangular na luta contra o rebaixamento, onde apenas um irá permanecer no Módulo I. O 5º ao 8º colocado vão para a disputa do Troféu Inconfidência, em semifinal e depois final.

Os grupos foram sorteados e ficaram assim:

Grupo A: Atlético, Athletic, Villa Nova, Pouso Alegre
Grupo B: América, Caldense, Patrocinense, Democrata-SL
Grupo C: Cruzeiro, Democrata-GV, Tombense, Ipatinga