Um domingo triste. Só a vitória interessava para a Caldense diante do Patrocinense para a equipe continuar na briga pela permanência na elite, mas o time levou um gol nos acréscimos, marcado por Leonardo Araújo, foi derrotado por 1 a 0 e está rebaixado ao Módulo II, após 14 anos, já que estava na primeira divisão ininterruptamente desde 2010.
No primeiro tempo os dois times se estudavam e buscavam espaço para atacar. A partida matutina sob um forte calor era truncada e com muitas faltas. A Veterana não conseguia chegar ao ataque e finalizar, teve oportunidade somente em uma cobrança de falta de longa distância com Fabrício Costa, defendida por Adílson. Houve parada técnica para hidratação aos 30, mas antes disso em bobeada de Caxambú, Gleisinho driblou dois defensores alviverdes e Elissom fez um verdadeiro milagre para impedir o gol.
Na etapa final era tudo ou nada para o Verdão. Fabrício Costa voltou a dar trabalho para Adílson em nova cobrança de falta, mas os donos da casa eram melhor. A cada momento pareciam estar mais próximos do gol. Tanto é que aos 15, Iago Martins tocou para Leonardo Araújo, que chutou rasteiro e acertou a trave. Depois Neto Costa recebeu cruzamento de Judson e cabeceou à queima roupa e novamente Elissom fez um milagre e salvou a Caldense.
Precisando da vitória, mas ao mesmo tempo não podendo tomar gol, a equipe alviverde demorou a mexer e o Patrocinense pressionava. Iago Martins teve chance clara e bateu para fora, minutos depois o próprio Iago saiu sozinho na cara do gol, teve tempo para escolher o canto e perdeu, mas a arbitragem assinalou impedimento. Aos 43, em cruzamento para a área, o árbitro viu toque de mão de Caxambú e marcou pênalti. Porém o VAR recomendou a revisão do lance e cancelou a penalidade, pois foi constatado que a bola tocou nas costas do lateral alviverde.
Na sequência Leonardo Araújo teve nova oportunidade clara e desperdiçou. Houve sete minutos de acréscimo, tempo em que a Veterana não soube aproveitar para criar e ainda viu o centroavante Mayco Félix ser expulso por tentar agredir o zagueiro adversário. Logo em seguida o centroavante Eduardo Júnior recebeu um cruzamento pela direita e se jogou para tentar marcar na melhor chance do Verdão no jogo, ela passou à esquerda da meta. Era a última chance. No minuto seguinte, Leonardo Araújo tabelou com Pedro Igor, saiu na cara do gol e bateu colocado na saída de Elissom para dar a vitória ao Patrocinense e fazer a alegria da torcida local no Estádio Pedro Alves do Nascimento.
“Momento ruim para a Caldense, para todos nós que mexemos com futebol. Depois que as coisas desandaram a gente tentou arrumar o time durante o campeonato e não conseguimos. Faltou tudo no nosso time. Faltou a bola entrar, faltou sorte, faltou competência, faltou montar um elenco melhor, faltou raça. Muitos erros aconteceram. Fica um aprendizado. Agora vamos nos reunir com o presidente para decidir quais serão os próximos passos do futebol profissional”, disse o diretor de futebol da Caldense, Serginho Maracanã.
A Caldense volta a campo no próximo domingo às 16 horas no Ronaldão pela última rodada da repescagem contra o Democrata-SL apenas para cumprir tabela.
FICHA TÉCNICA
26/03/2023: Patrocinense 1-0 Caldense
Campeonato Mineiro 2023 Repescagem 3ª Rodada. Local: Patrocínio-MG, Estádio Pedro Alves do Nascimento. Domingo 10h.
Juiz: Vinícius Gomes do Amaral
Assistentes: Douglas Almeida Costa e Emílio Junio Nascimento Santos
Quarto árbitro: Renato Ferreira da Silva
Analista: Sandoval Franco Ferreira
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães, Felipe Alan Costa de Oliveira (AVAR1), Carlos Henrique Tosta (observador).
Gol: Leonardo Araújo 51’ 2º
Cartão amarelo: Thiago Oliveira, Kauê, Ronaldo; Gleisinho, Rogério Henrique, Douglas Baldini (banco), Leonardo Araújo
Expulsão: Mayco Félix 49’ 2º
Caldense: Elissom; Ronaldo (Luisinho 36’ 2º), Luan Bueno, Suéliton, Caxambú; Lucas Silva (Murilo Rangel 10’ 2º), Kauê (Aruá (intervalo)), Fabrício Costa (C) (Erivelton 41’ 2º); Erick Salles, Mayco Félix, Aslen (Eduardo Júnior 41’ 2º). Técnico: Thiago Oliveira.
Patrocinense: Adílson; Gleisinho, Matheus Carioca, Leonardo Alves, João Gabriel; Gabriel Galhardo (C), Thiago Batista (Naílson 47’ 2º); Leonardo Araújo, Daniel Costa (Judson 10’ 2º), Rafael Furlan (Iago Martins 10’ 2º); Neto Costa (Pedro Igor 47’ 2º). Técnico: Rogério Henrique.