O atleta poços-caldense e associado da Caldense, Guilherme Rodrigues Del Sarto, vem demonstrando um grande potencial e talento para o beach tennis. Com apenas 14 anos, se destacou em inúmeras competições a nível estadual e nacional.
Guilherme era do BMX e começou a praticar beach tennis no final de 2021, junto com o pai, Diogo Del Sarto. Aprendeu rápido e logo vieram as primeiras conquistas. Venceu o Circuito Beach Tennis Sub-14 em Campinas (SP), foi vice-campeão do CBT em Curitiba, Campeão Paulista em São Paulo (SP) e venceu o CBT de Campinas, no CT Lucas Souza.
Os resultados fizeram com que Guilherme entrasse para a 8ª posição do ranking nacional e 3º lugar do ranking da Federação Paulista de beach tennis, na categoria Sub-14. Recentemente mudou para a categoria Sub-16, onde enfrenta jogadores até dois anos mais velhos e por enquanto está na 18ª posição do Ranking Brasileiro Sub-16.
“Agora como eu subi para a categoria Sub-16, enfrento jogadores que estão jogando a mais tempo, com mais experiência, então ainda estou me adaptando. Minha rotina de treinos é intensa, sempre treino com o meu pai na Caldense mesmo, depois que eu saio da escola. Também venho treinar com o professor Guilherme Lopes aqui na Caldense, é um treino muito bom, com muitas táticas. Ainda faço treinamentos com o Iago Medina no MAKAI, com o Juninho em São João da Boa Vista e outras atividades”, disse Guilherme Del Sarto.
O desempenho do jovem atleta é motivo de muito orgulho para a família Del Sarto, principalmente para os pais, Diogo e Gabriele. “É muito satisfatório. Desde os primeiros dias que ele começou a jogar, o pessoal já falava que ele era diferente, mas não imaginávamos que ia tomar essa proporção. Ano passado ele competiu com os melhores do Brasil. E mesmo estando distante dos pólos da modalidade, que ficam na região de São Paulo, conseguiu boas colocações e foi até convocado para a Copa do Brasil, que chama Copa das Federações”, disse a mãe, Gabriele Del Sarto.
O início de Guilherme foi de bastante aprendizado, mas com o passar o tempo o atleta tem evoluído a cada dia. “Durante a pandemia alguns amigos dele começaram a jogar, não existia nem arena aqui em Poços. O pai dele começou a jogar, a gente começou a ir em família. Quando abriram as arenas de beach tennis ele demonstrou interesse e daí em diante não parou mais. Ele tem evoluído muito mentalmente. É um adolescente jogando com uma responsabilidade adulta. Ele se cobra muito e isso era um pouco angustiante para a gente, pois ele joga contra adultos e quer ter uma mentalidade de adulto. E essa evolução, essa maturidade que ele está tendo, faz com que ele conseguia analisar melhor os jogos e se desempenhe melhor”, completou Gabriele.
Em 2024, Guilherme tem muitos desafios pela frente. “Este ano vai ser uma temporada mais difícil para mim, por estar jogando com jogadores com uma idade maior que a minha, mas quero evoluir bastante, tanto mentalmente, quanto taticamente. Quero fazer meus primeiros pontos no ITF (Ranking Mundial), conseguir fazer uma boa campanha nos CBT’s (Circuito Brasileiro de Beach Tennis)”, completou Guilherme.
A Caldense acertou uma parceria com o atleta e irá oferecer apoio para as competições em que ele for disputar em outras cidades, com transporte, alimentação e hospedagem, tanto regionais, quanto nacionais.
Fotos: Renan Muniz / Caldense