Caldense recebe etapa do JEMG de Natação Paralímpica

A Associação Atlética Caldense recebeu nesta quarta-feira (20/08) as atividades de uma etapa de natação paralímpica dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O evento movimentou o complexo aquático de clube com a participação de mais de 50 nadadores, representando 15 municípios.

De acordo com o coordenador de arbitragem de natação da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), Dejalma Francisco Alves, o evento tem grande importância para o calendário esportivo da cidade. “É uma satisfação muito grande estar em Poços de Caldas trazendo essa etapa tão importante do JEMG, principalmente na questão paralímpica. Poços já foi cenário de tantos eventos da natação e, neste ano, recebe novamente a modalidade. Isso pode ser um pontapé para outros grandes eventos, em parceria com a prefeitura e a Caldense”, destacou.

A competição reuniu diversas categorias nas piscinas, com provas dos módulos 1 e 2, e valeu vaga para a fase nacional. “Todos os atletas se mostraram concentrados e treinados e deram o melhor aqui em busca de conquistar a classificação”, acrescentou o coordenador.

Dejalma fez questão de elogiar a estrutura disponibilizada pela Caldense para a realização do evento. “A estrutura é de primeira qualidade. Quero agradecer a toda a diretoria e funcionários pela parceria e empenho. A piscina é excelente, ajudou até a quebrar o gelo desse tempo frio, e todos estão trabalhando para que o evento seja um sucesso”, disse.

O presidente da Caldense, Rovilson Ribeiro, marcou presença para prestigiar o evento. “É motivo de muita alegria para a Caldense receber atividades de uma grande competição como o JEMG, que promove a inclusão social, o bem-estar e o estímulo à prática esportiva”, disse.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Esportes. Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, destacou a importância de duas conquistas recentes para Poços de Caldas: sediar uma etapa estadual paralímpica e homenagear a Caldense em seu ano de centenário. “Foram duas coisas maravilhosas”, afirmou.

Para viabilizar o feito, foram fundamentais as parcerias locais. Lelo ressaltou o apoio do município, da PUC Minas – Campus Poços, que ofereceu suporte por meio da equipe de fisioterapia no atendimento aos atletas paralímpicos, e da Associação Atlética Caldense. “A diretoria do clube, através do coordenador de esportes Ailton Lopes e do presidente Rovilson Ribeiro, acolheu a iniciativa e colocou sua estrutura à disposição, garantindo melhores condições para a realização da competição, mesmo em um período de clima frio na cidade”, completou.

Também houve apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Secretaria de Educação, com execução técnica realizada pela FEEMG. Outro ponto de destaque foi o incentivo viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com o apoio da empresa Ferrero, participante de um programa internacional de fomento a iniciativas esportivas.

O atleta poços-caldense Arthur Delgado Bonilla, de 16 anos, participou das provas de natação com grande entusiasmo. “Eu acho muito legal, é uma competição muito boa, e nós temos uma torcida grande por sermos da cidade. Tenho treinado bastante para este torneio. Gosto de nadar e o professor me ensina muitas técnicas. Fico nervoso, mas confiante”, falou.

Para Ailton Lopes, coordenador de esportes especializados da Caldense, receber o evento foi uma conquista especial no ano do centenário do clube. “Fomos procurados pela Secretaria de Esporte e pela FEEMG para sediar a competição. Eles vistoriaram todas as piscinas da cidade e, após a inspeção, escolheram a Caldense pela nossa estrutura diferenciada. Temos um trocador de calor, que garante conforto e bem-estar a todos, além de uma piscina de 25 metros, com seis raias, totalmente equipada. Também contamos com plataformas de acessibilidade, inclusive para cadeirantes, permitindo a participação de todos”, comentou.

Ele reforçou ainda a importância simbólica da escolha. “Para nós, é motivo de grande alegria que a Caldense tenha sido selecionada justamente neste ano tão especial. Faz parte das festividades do centenário e representa um verdadeiro presente para o clube. É uma honra poder oferecer nossa estrutura e contribuir para o desenvolvimento dos jovens atletas”, finalizou.

O técnico de natação paralímpica Jonas Roque Cruz, do Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (Cidep), em Poços, ressaltou que o Cidep atua há mais de três anos na cidade, promovendo o desporto para pessoas com deficiência, em parceria com os professores Heraldo, Bruno e Léo, que já somam mais de 20 anos de experiência na área.

“Como técnico oficial da natação paralímpica do Cidep, conto também com o apoio da professora de natação Francielly de Oliveira. Juntos, desenvolvemos atividades voltadas para o aprimoramento e inclusão da pessoa com deficiência por meio da natação”, disse Jonas.