Grupo de Dança do Ventre da Caldense vive fase de grandes conquistas

As alunas de dança do ventre da Associação Atlética Caldense brilharam no Festival Nacional Shimmie, realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Teatro Eva Wilma, em São Paulo-SP. O grupo apresentou diversas coreografias e conquistou excelentes resultados, consolidando o talento e a dedicação de suas dançarinas.


A professora Cilmara Sena, responsável pelo grupo, acompanhou suas alunas no festival, ao lado das bailarinas da Escola de Dança Sena e Magia. Segundo ela, o destaque foi a coreografia criada para a categoria Grupo Elementos, trabalhada desde novembro de 2024. O empenho rendeu frutos: após o 4º lugar, no início do ano, no Mercado Persa, maior evento de dança do ventre da América Latina, a apresentação foi levada ao Shimmie 2025 e garantiu o 1º lugar na competição. A vitória foi conquistada por Ana Paula Sena, Elaine Ramos, Maria Clara Silva River, Flávia Ranulfo, Patrícia Martins e pela própria professora.


Além das coreografias em grupo, o festival contou com participações individuais. Na categoria Solo Amadora Raqs Sharqi, se apresentaram Maria Clara Silva River, Flávia Ranulfo e Glenda Corti. Todas se destacaram, mas o grande triunfo veio com Maria Clara, que conquistou a primeira colocação.
O evento também teve a participação de Angélica Fonseca e Glenda Corti, que competiram como dupla fusão e alcançaram o 3º lugar.
Cilmara fez questão de agradecer o apoio da Associação Atlética Caldense, que cedeu espaço para os ensaios desde novembro de 2024. “Justo no ano do centenário, essas premiações têm um valor especial para o clube”, destacou a professora.


Outro momento marcante foi o convite, feito em 2024, para participar do Show de Gala do festival deste ano. O grupo apresentou a coreografia ‘Irmandos e Rivais’, criada em parceria com a professora Paulinha Sena, reunindo as bailarinas Elaine Ramos, Flávia Ranulfo, Maria Clara, Glenda Corti, Helen dos Santos e Angélica Fonseca. O trabalho foi reconhecido com o prêmio de Melhor Coreografia do Evento.


Ao final, Cilmara agradeceu às alunas pela dedicação e esforço ao longo de quase um ano de ensaios. “Estou muito orgulhosa de todas elas, principalmente pela entrega e paixão pela dança”, afirmou.
O Festival Nacional Shimmie é um dos maiores eventos da modalidade no país, reunindo competições, mostras, maratonas de estudo, pocket shows, espetáculos de gala e expositores. A participação das bailarinas da Caldense reforçou a qualidade do trabalho desenvolvido pelo clube e pela escola, além de inserir o nome da Associação Atlética Caldense no universo da dança do ventre.