Almanaque da Caldense é lançado com enorme sucesso e revela TOP 10 jogadores com mais jogos pela Veterana

A noite de quarta-feira (26/11) foi histórica para a Caldense e entrará para os anais esportivos de Poços de Caldas. Isso porque foi lançado o livro “Almanaque da Caldense”, com as fichas técnicas de todos os jogos, jogadores e técnicos da história da Veterana, de 1925 a 2025, com muitas informações, fotos e curiosidades, o que irá perpetuar a trajetória alviverde e divulgar para as próximas gerações um centenário de glórias.

O livro foi escrito por Renan Muniz, jornalista e gerente de marketing da equipe, em um intenso trabalho de pesquisa. Durante o evento ele se emocionou. “É o trabalho de uma vida, um projeto fruto de muito amor pela Caldense. Fico emocionado em chegar aqui e ver tanta gente para este momento tão especial, que estava aguardando ansiosamente a quatro anos, para finalmente apresentar o livro”, disse.

Mais de 400 pessoas entre torcedores, sócio-torcedores, diretores, conselheiros, patrocinadores, familiares, imprensa e convidados marcaram presença para a cerimônia de lançamento. O salão do Piano’s Bar recebeu decoração especial com banner temático, bexigas, flores e um telão de LED, que foi transmitida ao vivo pelo YouTube da TV Caldense.

Durante a apresentação, Renan contou como foram os desafios e alegrias ao longo da pesquisa para encontrar todas as notícias publicadas sobre a Caldense na imprensa na história para localizar informações, as viagens para outras cidades em busca de arquivos, os contatos com outros pesquisadores, as dificuldades em obter informações. E ao mostrar o resultado final ao público, a plateia aplaudiu com enorme entusiasmo.

O presidente Rovilson Ribeiro enalteceu o livro. “Quero aqui deixar registrado meus parabéns ao Renan, pelo trabalho que ele realizou, nos deixa muito orgulhoso em poder proporcionar à todos que acompanham a Caldense, a sua história, as suas vitórias, a sua luta e a entrega para manter um clube centenário. Trabalho esse feito por todas as presidências, conselhos, diretores e colaboradores. É uma noite importante, em que a história da Caldense está registrada nesse almanaque”, disse. Com a publicação do livro, a Caldense se torna um dos poucos times do Brasil a ter um almanaque dessa magnitude.

Em seguida houve o sorteio de dois exemplares e sessão de autógrafos. O livro foi um sucesso de vendas logo no primeiro dia e agora está disponível na Caldense Store, lojinha do clube pelo preço promocional de lançamento de 100 reais até o final desta semana, depois passará a custar 120 reais.

O Almanaque
O livro é em comemoração aos 100 anos da Caldense e a data de lançamento celebra o centenário dos primeiros jogos realizados pela equipe, em novembro de 1925. O almanaque apresenta fichas técnicas de todos os 2.984 jogos da trajetória do futebol da Caldense com datas, placares, escalações da Veterana e dos adversários, autores dos gols, arbitragem, público, renda e curiosidades. Catálogo com os 1.794 jogadores que entraram em campo pela equipe em 100 anos de história, os 132 técnicos e suas respectivas estatísticas!

O resumo do que aconteceu em cada temporada, foto do time de cada ano, os títulos e troféus conquistados. Ranking dos jogadores que mais jogaram, os maiores artilheiros, técnicos que mais dirigiram, o retrospecto de confrontos contra cada adversário e muito mais! Inclusive as fichas dos treinos da Seleção Brasileira em Poços em 1949, 1958 e 1981!

A história de cada elemento relacionado à Caldense: nome, cores, mascote, alcunha, lema, slogan, hino, os diferentes escudos, as sedes ao longo dos anos, a evolução do Estádio Cristiano Osório, do Estádio Ronaldão e do CT Ninho dos Periquitos, as torcidas organizadas, torcedores que marcaram época e galeria dos presidentes. O livro tem como apoio cultural: Alares, Duson, Mart Minas, Embracon, Format e Álvaro Cagnani. Imperdível para todos os torcedores da Caldense e pesquisadores de futebol!

A premiação
Um dos grandes objetivos da elaboração do almanaque foi levantar curiosidades e estatísticas sobre a Veterana. A principal delas descobrir quem são os jogadores que mais atuaram pela Caldense na história. Por isso, durante o evento, foram revelados e premiados os TOP 10 jogadores que mais jogaram pela equipe.

1º Lugar: Cuca (365 jogos) – in memoriam (representado por sua filha Rosely Morás)
2º Lugar: Gilberto Voador (363 jogos) – não pôde comparecer
3º Lugar: Jota Lopes (328 jogos)
4º Lugar: Tino (315 jogos) – in memoriam (representado por seu neto Eduardo Diniz)
5º Lugar: Mirandinha (307 jogos) – in memoriam (representado por seu filho Fernando Franco)
6º Lugar: Alexandrino (292 jogos)
7º Lugar: Espigão (280 jogos) – in memoriam (representado por seus filhos José Eduardo e Adriana Pereira)
8º Lugar: Buzuca (280 jogos) – não pôde comparecer
9º Lugar: Miguel (272 jogos) – in memoriam (representado por seu filho Ralf Benedetti)
10º Lugar: Augusto (268 jogos)

Cada homenageado deixou um depoimento e recebeu das mãos da diretoria da Caldense, Rovilson Ribeiro, Luís Fernando Soares, Luiz Carlos Pioli e o ex-presidente Antônio Bento Gonçalves, um troféu especial, um certificado e um exemplar do livro.

Todos os homenageados e seus familiares receberam as honrarias com muita emoção. Entre elas a filha de Espigão, Adriana Pereira, que atualmente mora em São Paulo e viajou para Poços especialmente para o evento. “Agradeço ao Renan pela iniciativa e trabalho maravilhoso do Almanaque, que é mais do que um livro, ele representa a memória viva agora do nosso Verdão das Minas Gerais, da nossa Veterana, eu só tenho a agradecer. Tenho a certeza que meu pai onde tiver está se sentindo muito honrado. Parabéns à Caldense, este clube é nossa vida, é nossa história”, disse.

Já Rosely Morás, filha de Cuca, o jogador que mais vestiu a camisa alviverde em 100 anos de história, lembrou com carinho da brilhante trajetória de seu saudoso pai. “O meu pai sempre vestiu a camisa da Caldense com muito orgulho, com muita responsabilidade e com muito talento. E esse talento o trouxe até aqui nessa homenagem de hoje. Ele faz parte da história desse clube, que ele sempre respeitou muito. Ele recebeu homenagem em vida e tenho certeza que hoje onde ele estiver está muito feliz também”, disse.

A lista completa com o número de jogos e gols de todos os jogadores da história da Caldense está disponível no Almanaque da Caldense.