Foi realizado na tarde desta quinta-feira (04/12) na sede da Federação Mineira de Futebol em Belo Horizonte o Conselho Técnico para o Campeonato Mineiro Módulo II 2026. A Caldense foi representada na reunião pelo vice-presidente Luís Fernando Soares. O técnico Wellington Simião também esteve presente para acompanhar.
A reunião foi conduzida pelo presidente da FMF, Adriano Aro, também com a presença do Secretário Geral, Daniel Las Casas, o diretor do departamento de competições Gabriel Cunha e outros integrantes da entidade. Participaram representantes dos 12 clubes que irão disputar o campeonato:
Aymorés (Ubá)
Boa (Ituiutaba)
Caldense (Poços de Caldas)
Coimbra (Contagem)
Democrata (Sete Lagoas)
Guarani (Divinópolis)
Ipatinga (Ipatinga)
Mamoré (Patos de Minas)
Patrocinense (Patrocínio)
Uberaba (Uberaba)
Valeriodoce (Itabira)
Villa Nova (Nova Lima)
Durante a reunião, foram debatidos diversos temas relacionados ao regulamento. O modo de disputa sofreu alterações e não terá mais o triangular na segunda fase. Em 2026, na fase classificatória, os clubes realizam confrontos de ida e volta dentro do grupo, totalizando 10 rodadas.
A divisão dos grupos foi feita de forma regionalizada, para encurtar as viagens e amenizar os custos com deslocamentos. A Veterana ficou no Grupo A. Classificam-se os quatro melhores de cada grupo e o lanterna de cada grupo será rebaixado.
Confira a divisão dos grupos
Grupo A: Boa, Caldense, Guarani, Mamoré, Patrocinense e Uberaba.
Grupo B: Aymorés, Coimbra, Democrata, Ipatinga, Valeriodoce e Villa Nova.
A segunda fase será eliminatória e contempla as quartas de final, semifinal e a final. Os jogos também serão disputados em ida e volta. Quem tiver a melhor campanha na fase de grupos decide o segundo jogo em casa. Nas quartas e na semifinal, o clube de melhor campanha terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Na final, em caso de empate no placar agregado, a decisão irá para a disputa de pênaltis. A data agendada para o início da competição é 30 de maio, com término previsto para 15 de agosto, sem pausa para a Copa do Mundo.
“A expectativa era de que o Campeonato começasse em março e tivesse a duração de dois meses e terminasse antes da Copa. Assim, contando com um mês de preparação, os contratos com os jogadores seriam de três meses, para amenizar os custos, dadas as dificuldades financeiras da competição. Apesar de a maioria dos clubes quererem este modelo, não conseguimos a aprovação, pois quatro clubes que tinham um peso maior no voto optaram pelo modelo que ficou estabelecido, com um período mais extenso e uma parte simultânea à Copa do Mundo”, comentou o vice-presidente alviverde Luís Fernando Soares.
Também foram debatidos assuntos como a possibilidade da venda de ingressos online para os jogos e sobre a transmissão ao vivo das partidas. Ficou definido que os clubes que desejarem ingressos online poderão comercializá-los, desde que seja em uma plataforma homologada pela FMF e seguindo as diretrizes na entidade. Quanto às transmissões, os clubes poderão vender ou ceder os direitos de transmissão das partidas como mandante para quaisquer emissoras interessadas, seguindo os termos da Lei do Mandante.
Ficou estabelecido ainda que jogadores poderão ser contratados durante o campeonato, com a data limite de inscrição de 17/07. Cada clube terá dois jogos como mandante às quartas-feiras na primeira fase. Os cartões serão zerados ao final da fase de classificação. A Caldense indicou o horário de seus jogos para domingo às 10 horas da manhã e quarta às 19h.






