Caldense realiza Festival de Judô com a presença dos pais e palestra sobre “Abuso Infantil no Esporte”

por

Na manhã deste sábado (30) a equipe de judô da Associação Atlética Caldense realizou um Festival da modalidade no Ginásio Dr. Ronaldo Junqueira. O festival contou com a presença de diversos alunos, desde quatro anos de idade até judocas mais veteranos, além do ótimo público que compareceu para prestigiar o evento, que foi conduzido pelos Senseis Junior e Ronaldo, com a contribuição de outros alunos mais graduados do clube.

O festival teve seu início com a concentração dos judocas no tatame montado no centro do ginásio e, com a presença dos familiares, o Sensei Junior ministrou uma palestra que abordou o tema “Abuso e violência infantil no esporte”. O Sensei detalhou as formas de abuso que, infelizmente, podem ocorrer dentro da prática de todas as modalidades esportivas, e explicou a maneira correta de perceber e combater a violência.

“Em um primeiro momento é de grande importância colocar essa palestra sobre abuso no esporte, que é um assunto atual e propício para conscientizar o ambiente em que estamos”, relatou o judoca.

Antes da organização dos confrontos entre os atletas, os pais que acompanhavam de fora foram chamados ao tatame para a realização do aquecimento juntamente com os judocas, e puderam experienciar, de forma divertida e descontraída, um pouco da rotina de treinamento da modalidade.

Logo após o treinamento e os confrontos de demonstração realizados desde os mais jovens até os mais graduados, todos foram premiados com uma medalha em agradecimento à participação e à realização geral do Festival. “Foi um evento em comemoração aos 98 anos da Caldense. Esse tempo todo conseguimos formar muitos atletas e muitos cidadãos. O judô também é trabalhado no âmbito da educação além do esporte”, disse Sensei Ronaldo. 

“Hoje reunimos duzentos e cinquenta alunos mais ou menos, além de vários alunos mais veteranos. Pudemos contar com o projeto social da Caldense Faixa Verde e também mais três projetos através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte”, finalizou o organizador.