Qual o melhor horário para realizar os treinamentos: pela manhã ou à noite?

por

Para aproveitar o novo horário de funcionamento da academia do clube, o Coordenador Leandro ajudou a responder uma das questões mais comuns entre os praticantes da musculação: Em qual horário o corpo responde melhor aos estímulos dos treinamentos – de manhã ou à noite? Os alunos da musculação buscam solução para esta dúvida na intenção de estruturar o horário de melhor aproveitamento dos treinos.

De acordo com o professor Leandro, a resposta fisiológica e o seu desempenho durante as sessões dependem do seu ritmo circadiano, que é o ciclo natural de sono e vigília do corpo, influenciado pela exposição à luz e à escuridão.

“Estudos científicos sugerem que treinar de manhã pode estar alinhado com o ritmo circadiano natural do corpo para algumas pessoas, mas os resultados podem variar de acordo com as características individuais. Algumas pessoas são naturalmente “pessoas matutinas”, enquanto outras são “pessoas noturnas”. Portanto, a eficácia do exercício de manhã pode depender da sua predisposição genética”, disse Leandro.

Além disso, o professor também citou algumas observações que devem ser consideradas ao selecionar os horário dos seus treinamentos:

– Exercitar-se pela manhã também pode ajudar a regular o ritmo circadiano, melhorando a qualidade do sono à noite;
– Independentemente do horário escolhido para o exercício, manter uma ROTINA CONSISTENTE é essencial;
– Nem todas as pessoas se sentem mais enérgicas ou motivadas para se exercitar de manhã. Algumas pessoas podem preferir treinar à tarde ou à noite. O mais importante é ESCOLHER UM HORÁRIO QUE FUNCIONE PARA VOCÊ e que seja sustentável a LONGO PRAZO.

A academia do clube, a partir desta segunda-feira (02), está funcionando a partir das 05:00, de segunda à sexta, para melhor atender os associados.