Reforma do Ginásio Ronaldo Junqueira é concluída

por

O Ginásio Ronaldo Junqueira é a quadra mais utilizada da sede social da Caldense. O local recebe partidas e treinos de esportes como futsal, basquete e vôlei. Visando oferecer melhor qualidade aos associados e visitantes, o piso do poliesportivo foi trocado por um de última geração, com sistema de amortecimento. Além disso, diversas melhorias foram feitas na parte estrutural do local.

A obra ficou a cargo da empresa RECOMA, que é especialista na área desde 1979 e foi encarregada da construção de diversas quadras dos Jogos Pan Americanos de 2007 e das Olimpíadas Rio 2016. Funcionários da Caldense também colaboraram na mão-de-obra.

O projeto implantou 561 m² de piso flutuante de madeira maciça de Lei Tauari Champagne Recomaflex Premium, com sistema de amortecimento Bioflex, que amortece 60% do impacto vertical e transforma essa energia em impulsão. A tecnologia é utilizada nos principais ginásios do Brasil e do mundo e conta com materiais moderníssimos.

O sistema é desenvolvido para a prática esportiva de alto-rendimento, pois possibilita que atletas possam usufruir de uma estrutura com alta resistência mecânica e aderência, além do mecanismo de proteção contra umidade. Isso sem contar o acabamento com verniz de poliuretano especial anti-reflexivo, que deixa a quadra com um aspecto de encher os olhos.

A reforma teve início na primeira semana de abril e foi dividida em três etapas. Na primeira foi feito um intenso trabalho para remover o piso antigo com britadeiras, escavadeiras e tratores. Em seguida começou a implantação do piso de madeira com sistema de amortecimento. Após alguns dias e muitas toneladas de material, a obra caminhou para o acabamento.

A superfície foi lixada para ficar completamente plana, recebeu demarcações em verde e branco e uma camada de verniz. O grande charme ficou no escudo oficial da Caldense, em destaque no centro da quadra. Os arredores do local também receberam melhorias. As arquibancadas foram pintadas com as cores do clube, assim como grades, traves, tabelas e hastes. Instalou-se uma proteção na fiação elétrica e trocou-se a iluminação.

Foram colocadas novas redes de proteção atrás dos gols e um moderno placar eletrônico de LED, que em seus 3,50×1,90m marca tempo, pontos, gols, sets, faltas e tem espaço para publicidade e comunicados. Além de possuir dois cronômetros para posse de bola do basquete e sirene. O aparelho é da marca Visual, mesma utilizada no Mineirão, Bezerrão, Arena Independência, Uberabão, Frasqueirão e Ipatingão.

Poliesportivo agora conta com placar de última geração (Foto: Renan Muniz / Caldense)

A quadra tem dimensões oficias para a prática de basquete e vôlei, 28x15m e 18x9m, respectivamente. Também será utilizada pelo futsal, com uma área de jogo de 28x17m. As arquibancadas comportam 1140 pessoas sentadas e 760 em pé.

“A tecnologia implantada na Caldense é a mesma dos principais ginásios do Brasil e do mundo e conta com materiais moderníssimos. O sistema é utilizado inclusive na prática esportiva de alto-rendimento. Dessa forma o esporte especializado tende a ganhar cada vez mais força e aumentar o engajamento com os alunos. Além disso, iremos transmitir ao vivo as principais partidas de cada modalidade através das redes sociais do clube, com a intenção de oferecer maior visibilidade ao esporte especializado, motivar os atletas e atrair patrocinadores. Temos certeza que o resultado final proporcionará uma excelente experiência aos sócios e visitantes.” –  disse o vice-presidente da Caldense, Rovilson Ribeiro.

A inauguração da quadra acontecerá na segunda-feira (09) às 19h. Serão realizadas partidas de diversas categorias do vôlei, basquete e futsal. O evento será aberto ao público.