Com vitória sobre o Atlético-MG, início de campanha da Caldense se torna o melhor dos últimos 46 anos no Campeonato Mineiro

Vitória por 2 a 1 contra o Atlético-MG no Mineirão levou a Veterana provisoriamente para a liderança do estadual (Foto: Renan Muniz / Caldense)

Se até a quinta rodada a campanha da Caldense no Campeonato Mineiro 2020 era a melhor dos últimos 24 anos, agora, com a vitória por 2 a 1 frente ao Atlético-MG no Mineirão, os números aumentaram. O início de estadual da Veterana é o melhor feito pelo clube em 46 anos.

Em 1996 a equipe alviverde havia chegado à quinta rodada com 11 pontos, porém na sexta rodada perdeu em casa para o Atlético-MG por 6 a 0. Isso fez com que a campanha de 2020, que acumula 13 pontos em 6 jogos, igualasse a pontuação obtida pela Veterana na histórica campanha alviverde no estadual de 1974, quando o clube obteve pela primeira vez em sua história o título de campeã do interior.

Na oportunidade a Caldense chegou ao final da sexta rodada também com 13 pontos. Venceu o Atlético-MG na estreia por 2 a 0, depois superou o Nacional de Uberaba por 2 a 0, goleou o Sete de Setembro pelo placar de 5 a 1, empatou em 0 a 0 com a União Tijucada, foi superada pelo América-MG por 2 a 0 e em seguida venceu o Nacional de Muriaé por 1 a 0.

Na época a campanha foi um marco, já que a Veterana havia subido para a divisão principal do Campeonato Mineiro pela primeira vez em 1972 e, em sua terceira participação na chamada divisão especial, hoje conhecida por Módulo I, conseguiu se tornar a terceira força de Minas Gerais, ficando atrás apenas de Cruzeiro e Atlético na classificação final.

Em 2020 o Verdão estreou com empate frente ao América por 2 a 2, depois venceu o Uberlândia pelo placar de 2 a 0, foi superado pela URT por 1 a 0, ganhou do Villa Nova por 2 a 0, do Boa Esporte por 1 a 0 e fez 2 a 1 no Atlético-MG.

Se a Caldense vencer os próximos dois jogos, entrará para a história como o melhor início em todos os tempos do clube no Campeonato Mineiro. Já que iria a 19 pontos, contra 17 pontos de 1974, quando o time venceu na sétima rodada e empatou na oitava.