Hino da Caldense é restaurado e remasterizado a partir de áudio original dos anos 70

por

A gravação original da década de 1970 do hino da Associação Atlética Caldense foi restaurada e remasterizada. Agora é possível ouvir a marcha intitulada “Verdão”, composta por José Raphael Santos Netto em 1973, com uma qualidade melhor, sem chiados e ruídos.

A remasterização consiste em criar uma nova versão final de uma gravação a partir do áudio original, de maneira a obter uma qualidade sonora melhor, sem modificar a estrutura/identidade da música. Diferente da remixagem, que adiciona efeitos e elementos para gerar uma versão distinta.

“A gravação que conhecíamos havia sido digitalizada há alguns anos a partir de uma fita muito antiga. Por isso apresentava chiados, ruídos e, em alguns momentos, acelerações e desacelerações, típicas de fitas deterioradas. Isso altera a velocidade de reprodução e gera oscilações no tom da canção. Encontramos uma cópia da gravação original melhor preservada e através dela foi possível uma nova digitalização, em alta qualidade. Depois foi feito todo um trabalho de restauração, remoção de ruídos, chiados, normalização do playrate e a remasterização em si, com equalização das frequências, compressão e outros tratamentos sutis” – comentou Renan Muniz, responsável pela restauração.

Com as correções, a duração do hino que era de 2:12, passou para 2:16. “É claro que não é possível obter uma qualidade comparável às gravações modernas, pois tudo depende da qualidade da gravação original e dos equipamentos que foram utilizados na época. Mas obtivemos um resultado bem superior à versão que tínhamos acesso” – completou Renan.

A versão remasterizada do hino oficial da Veterana está disponível e pode ser ouvida no canal da TV Caldense no YouTube: