4º Encontro de Treinadores de Basquete reúne dezenas de técnicos na sede da Caldense

por

No final de semana, entre 6 e 8 de março, foi realizado o 4º encontro do grupo de desenvolvimento de treinadores de basquete de Minas Gerais, o GDTB. O evento teve início na sexta a noite com palestras nas dependências do Colégio Sete de Setembro, nos demais dias foram realizadas palestras teóricas e práticas na sede social da Caldense.

Entre os palestrantes estiveram nomes como o técnico da Seleção Brasileira José Neto, o preparador físico da Seleção Diego Falcão, o técnico da Seleção Uruguaia Marcelo Capalbo, o ex-jogador e técnico Raul Togni Filho, o comentarista esportivo Eduardo Agra e também representantes da FIBA, a Federação Internacional de Basquetebol.

Cada palestrante abordou um tema relevante relacionado ao basquete. Dezenas de técnicos acompanharam atentamente as palestras para absorverem o máximo de conhecimento possível. Em sua palestra, Marcelo Capalbo falou sobre pontos fundamentais para o desenvolvimento das categorias entre Sub-14 e Sub-17.

Marcelo Capalbo abordou pontos fundamentais para o desenvolvimento das categorias de base (Foto: Renan Muniz / Caldense)

Logo em seguida, Neto debateu fatores importantes em um treinador, como excelência, liderança e gestão de pessoas. Depois falou sobre suas experiências na Seleção Brasileira, feminina e masculina, além das passagens pelo Japão e Flamengo.

No sábado, o dia todo foi repleto de atividades na Caldense. Na parte da manhã, Capalbo utilizou atletas do time de basquete da Veterana para demonstrar ações táticas no Ginásio Ronaldo Junqueira. O técnico mostrou passo a passo o que cada atleta deve fazer em diferentes situações de jogo.

Na sequência foi a vez de Neto, que exemplificou conceitos e sistema de jogo, desde aspectos ofensivos, até contra-ataque em superioridade numérica, transição e bloqueios diretos. A atividade foi dinâmica e oferecida de maneira bastante didática para o público presente.

Neto exemplificou diversas situações de jogo utilizando atletas da Caldense (Foto: Renan Muniz / Caldense)

No período vespertino, mais palestras, desta vez no Ginásio Luiz Sodré Ayres. Diego Falcão contou como é feita uma boa programação de treinos, seus desafios e fatores que devem ser levados em consideração, tanto físicos, quanto psicológicos. Incluindo alimentação e dedicação, da categoria de base ao alto nível.

Diego Falcão falou sobre a preparação física (Foto: Renan Muniz / Caldense)

Posteriormente Eduardo Agra discutiu a relação de atletas com treinadores e treinadores com atletas. Houve ainda palestras com representantes da FIBA (Federação Internacional de Basquete), falando sobre programas de desenvolvimento. No domingo Raul Togni Filho conta suas experiências como pai de atleta e as implicações do basquete dentro e fora de quadra. Por fim haverá mesa redonda de debate para troca de conhecimento entre o público.

Eduardo Agra durante palestra na Caldense (Foto: Renan Muniz / Caldense)

O grupo de desenvolvimento reúne 180 treinadores de basquete e é um canal para troca de experiências e de material. Uma realização da Caldense, com apoio da Federação Mineira, em conjunto com a Confederação Brasileira de Basquete e o Colégio Pelicano.

Clique aqui para ver o álbum de fotos do evento

Evento reuniu técnicos de várias cidades (Foto: Renan Muniz / Caldense)