Caldense goleia Tupynambás e fica muito próxima da classificação para a semifinal

Com o resultado Veterana foi a 20 pontos e pode perder para o Cruzeiro por até dois gols de diferença na última rodada para classificar (Foto: Renan Muniz / Caldense)

Como visitante, de portões fechados e com vários desfalques de última hora, a Caldense goleou o Tupynambás por 4 a 0 no Ronaldão na tarde deste domingo (26), no reinício do Campeonato Mineiro após mais de quatro meses de paralisação.  A partida válida pela 10ª rodada não teve autorização para ser realizada em Juiz de Fora e nem em outras cidades por conta da pandemia. Os gols foram de Nathan, João Victor (2 vezes) e Kaíque Maciel.

Antes mesmo de o jogo começar, a Caldense garantiu vaga para a Série D 2021, já que pela manhã a URT foi derrotada pelo Cruzeiro por 3 a 0. O resultado também colocou pressão no elenco alviverde, pois a equipe celeste está na briga direta por uma vaga na semifinal e havia igualado a pontuação do Verdão e se aproximado no saldo de gols.

Isso fez com que a Veterana precisasse de um bom resultado para ter maior tranquilidade na última rodada frente ao time da capital. O jogo começou e aos 4 minutos, Lucas Mufalo aproveitou sobra de escanteio dentro da pequena área e jogou por cima da meta. Aos 8 João Victor recebeu bela enfiada de bola de Rafael Rosa e desperdiçou.

A Caldense tomava a iniciativa de ataque. Aos 14 minutos a arbitragem marcou toque de mão da defesa do Tupynambás dentro da área e assinalou pênalti para a Veterana. Nathan chamou a responsabilidade, tirou do goleiro e abriu o placar. Aos 34 João Victor recebeu belo passe, saiu na cara do gol e teve a categoria de fazer o segundo.

Na etapa complementar, sabendo que precisava vencer por um bom placar para aumentar o saldo de gols e aproveitando a superioridade física da equipe, o técnico Marcus Paulo Grippi colocou o time para o ataque e fez várias substituições para manter a pressão ofensiva. Aos 9 minutos, João Victor dominou na entrada da área, buscou o canto baixo de canhota e a bola passou perto.

Na marca de 12, Rafael Rosa saiu de frente com o goleiro pela esquerda e rolou para Kaique Maciel, que entrava livre pela direita com o gol aberto. O atacante só empurrou para o fundo das redes e saiu para comemorar. Aos 28,  falta perigosa quase na linha da grande área para o Tupynambás, a bola bateu na barreira e no rebote Alyson defendeu.

A Caldense seguia pressionando e com alta intensidade de jogo. Aos 31, Rafael Rosa teve uma chance claríssima, saiu de frente com o goleiro, escolheu o canto, mas Paulo Victor fez uma defesa milagrosa. Sete minutos depois o time de Juiz de Fora avançou novamente e quase diminuiu. Porém, aos 39,  João Victor recebeu mais uma bola em boas condições, fez o quarto e decretou a vitória alviverde por 4 a 0.

Com o resultado a Caldense foi a 20 pontos e ficou ainda mais perto da classificação para a semifinal e para a Copa do Brasil 2021, já o Tupynambás foi rebaixado ao Módulo II. O Verdão volta a campo na quarta-feira, dia 29 de julho, para encarar o Cruzeiro às 21h30 no Ronaldão pela última rodada da primeira fase do estadual e mesmo perdendo por até dois gols de diferença irá avançar à próxima fase da competição.

Ficha técnica Tupynambás 0 x 4 Caldense 26/07/2020

Caldense: Alyson, Gabriel Tonini (Rodrigo Souza), Jonathan Costa, Lucas Mufalo, Verrone (Vinícius), André Mensalão (Guilherme Martins), Lucas Silva, Rafael Rosa (Morais), Nathan, João Victor e Kaíque Maciel (Léo Rafael). Técnico: Marcus Paulo Grippi.

Tupynambás: Zuba (Paulo Victor), Henrique (Sávio), Adriano, Vinícius, Léo Salino, Athur Lopes (Leonardo Alves), Sa, Luquinha, Fábio Da, Bruno, Igor. Técnico: Guilherme Humberto Teixeira.

Gols: Nathan 13’ 1º T, Kaique Maciel 12’ 2º T, João Vitor 33’ 1º T e 39’ 2º T(Caldense) / – (Tupynambás)

Cartões amarelos: – (Caldense) / Léo Salino (Tupynambás)
Cartões vermelhos: -(Caldense) / – (Tombense)
Árbitro: Michel Patrick Guimarães
Auxiliares: Douglas Almeida Costa e Filipe Ramos Santana
Público:
Partida com portões fechados devido à pandemia
Renda:
Partida com portões fechados
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro 2020
Local: Ronaldão em Poços de Caldas-MG

Veja o álbum de fotos da partida: https://photos.app.goo.gl/CNSk2iG8EwdhiKF17