Caldense viaja à BH para reedição da semifinal de 2015 contra o Tombense

Duelo vale vaga na final e título de campeão do interior (Foto: Renan Muniz / Caldense)

Após cinco anos, a Caldense retorna à semifinal do Campeonato Mineiro e irá enfrentar o Tombense em dois jogos. A partida de ida será domingo (02) às 11 horas na Arena Independência em Belo Horizonte e a volta na quarta-feira às 16 horas no mesmo local.

Curiosamente será a reedição da semifinal de 2015, quando a Veterana encarou o mesmo Tombense. Na ocasião o Verdão empatou o primeiro jogo em Tombos por 0 a 0 e depois venceu em casa por 2 a 0. Na final frente ao Atlético-MG, empate sem gols no Mineirão e derrota por 2 a 1 com gol polêmico do centroavante Jô.

A diferença dessa vez no confronto contra o time de Tombos é a classificação das equipes. Em 2015 a Caldense havia terminado a primeira fase como líder e o Tombense em quarto. Agora a situação se inverteu, sendo assim o adversário joga com a vantagem de dois resultados iguais. Ou seja, dois empates, ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols favorece a classificação da equipe vermelha e branca.

A partir desta rodada, o árbitro de vídeo (VAR), passará a ser utilizado no Mineiro. A título de informação, será o primeiro jogo da história da Caldense a utilizar a tecnologia. Quem passar do duelo automaticamente será campeão do interior e irá disputar a final do estadual contra o vencedor de América e Atlético.

A delegação alviverde seguiu viagem para a capital mineira ao meio dia desta sexta-feira (31) e irá chegar ao destino por volta das 21h. No sábado pela manhã o elenco realiza um trabalho na Cidade do Galo e depois fica em concentração para o jogo.

Equipe já seguiu para a capital mineira (Foto: Renan Muniz / Caldense)

Retrospecto
O retrospecto do confronto assinala 10 jogos, 4 vitórias da Caldense, 5 empates e 1 vitória do Tombense. A Veterana marcou 11 gols e sofreu 5. A última partida entre as equipes foi pela nona rodada do Campeonato Mineiro 2020 em Tombos-MG. Na oportunidade a Veterana saiu na frente com gol de Luan Costa, mas levou a virada com tentos de Rubens e Cássio Ortega.

Campanha
A Veterana terminou a primeira fase da competição com seis vitórias, dois empates e três derrotas (América 2 a 2, Uberlândia 2 a 0, URT 0 a 1, Villa Nova 2 a 0, Boa Esporte 1 a 0, Atlético-MG 2 a 1, Patrocinense 2 a 2, Coimbra 2 a 0, Tombense 1 a 2, Tupynambás 4 a 0 e Cruzeiro 0 a 1) e ficou com 20 pontos em 4º lugar na tabela. Já o Tombense ficou na liderança do campeonato com 26 pontos.
 
Arbitragem
A arbitragem ficará a cargo de Marco Aurélio Fazekas Ferreira, com assistência de Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva. Além do quarto árbitro Gabriel Murta Barbosa Maciel e do inspetor Joel Tolentino Damata Junior. Igor Junio Benevenuto será o árbitro de vídeo, com os auxiliares Ricardo Marques Ribeiro e Frederico Soares Vilarinho, junto ao observador de VAR Renato Cardoso da Conceição.

Pendurados e suspensos
O zagueiro Lucas Mufalo, o atacante João Victor, o zagueiro Morais, o meia Nathan, o volante André Mensalão e o lateral-direito Filipi Sousa estão pendurados com dois cartões amarelos. Os atletas Lucas Silva, Alyson, Artur, Franklin, Jonathan Costa, Rafael Rosa, o técnico Marcus Paulo Grippi, o preparador físico Felipe Pezzo e o preparador de goleiros Vhenycius Zarpelão levaram um cartão amarelo cada na competição. Os jogadores Luan Costa e Fraga também receberam um cartão amarelo, porém não fazem mais parte do elenco alviverde.

Transmissão
A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV e Premiere. O torcedor pode acompanhar o duelo também pelas rádios de Poços: Rádio Arquibancada, Rádio Cultura, MAK Rádio ou Rádio Linha Direta. Além disso, haverá cobertura em tempo real pelo site do Jornal Mantiqueira e pela página do globoesporte.