Clássico Sul-Mineiro: Caldense e Pouso Alegre se enfrentarão após 29 anos

por

Neste domingo às 15h30 no Manduzão em Pouso Alegre-MG, a Veterana encara o Pouso Alegre pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. O confronto marca o reencontro entre as equipes, que não se enfrentam desde o estadual de 1992. Na ocasião, o Pousão foi rebaixado ao módulo II. Em 1998 desativou a equipe de futebol profissional. Retomou as atividades em 2018 agora está de volta à primeira divisão após quase três décadas.

O Verdão encarou o Pouso Alegre pela primeira vez em sua história fora de casa em 20 de agosto de 1967, pela divisão equivalente ao módulo II do Mineiro, quando ainda almejava chegar à divisão principal pela primeira vez. A partida ficou no 1 a 1, Batata marcou o gol alviverde.

Já no último confronto oficial entre as equipes ocorreu em 20 de setembro de 1992, vitória dos rivais em casa por 3 a 0. A Caldense não vence o Pouso Alegre desde 1990, quando triunfou fora de casa por 2 a 1 com gols de Orlando e Renê. De lá para cá foram cinco jogos, quatro vitórias do Pousão e um empate.

No final de 2019, houve um jogo-treino entre os times no Ronaldão. A Veterana foi superada por 2 a 1. André Tavares fez os tentos do Pouso Alegre e Luan Costa o gol da Veterana.

Retrospecto
O retrospecto geral do confronto assinala 13 jogos, sendo 2 vitórias da Caldense, 7 vitórias do Pouso Alegre e 4 empates. A Veterana marcou 9 gols e sofreu 18.

Campanha
A Caldense está com 11 pontos e ocupa a terceira posição na tabela. Empatou com o Tombense em 1 a 1 na primeira rodada, venceu o Cruzeiro na segunda rodada por 1 a 0, depois ficou no 0 a 0 com o Patrocinense, bateu o América na Arena Independência por 1 a 0, foi superada pela URT em Patos de Minas por 3 a 1 e por fim venceu o Atlético-MG de virada no Ronaldão por 2 a 1. Já o Pouso Alegre está em quinto lugar com 8 pontos, sendo duas vitórias e dois empates.

Arbitragem
A arbitragem ficará a cargo de Ricardo Marques Ribeiro, com assistência de Guilherme Dias Camilo e Douglas Almeida Costa. Além do quarto árbitro Antônio Fernandes da Costa e do inspetor Juliano Lopes Lobato.

Retornos e pendurados
O meia David Lazari, o atacante Rafael Peixoto e o preparador físico Zeca Barbosa estão pendurados com dois amarelos. Os atletas Passarelli, Rincon, Bruno Oliveira, Dênis Macedo, João Paulo, Caio Ribeiro, Verrone, João Pedro e o técnico Marcus Paulo Grippi levaram um cartão amarelo cada na competição.

Transmissão
A partida será transmitida com narração ao vivo pela página do Facebook da Associação Atlética Caldense e pelo canal TV Caldense no YouTube.