Documentário “A Poços de Caldas de 1925” será lançado em 07/09 para reviver o contexto da fundação da Caldense

No próximo domingo, dia 07 de setembro, a Veterana completa 100 anos de história. Para celebrar a memorável data, será lançado o documentário “A Poços de Caldas de 1925 e o contexto da fundação da Caldense”, produzido pelo jornalista Renan Muniz. O material irá ao ar às 17h30 no canal do YouTube da TV Caldense e no mesmo horário será exibido na íntegra pela TV Poços.

Durante meses, o jornalista poços-caldense e gerente de marketing da Caldense, Renan Muniz, se debruçou em jornais antigos, livros, documentos e registros da época para desenvolver a pesquisa. O trabalho possibilitou um resgate histórico, com um material recheado de filmagens raras da época e com cerca de 350 fotos históricas, que mostram os diferentes aspectos da estância termal naquele período, com diversas músicas temáticas na trilha sonora. 

O objetivo do longa de 1h33 é apresentar ao público como era a vida na cidade na época do nascimento da Caldense e conta tudo o que aconteceu de mais importante em Poços em 1925, de janeiro a dezembro, retratando diferentes temas: turismo, águas termais, saúde, cassinos, artes, músicas, filmes, notícias, religiosidade, lugares, comércio, produtos, problemas da cidade, política e obras. 

Em seguida, o documentário aborda o surgimento do futebol na cidade. Os primeiros campos e os times mais importantes. Por fim, o dia 07 de setembro de 1925 é revivido desde as primeiras horas da manhã até a noite, descrevendo detalhe por detalhe como foi a reunião de fundação da Associação Atlética Caldense. Como não há registro fotográfico da reunião de fundação, o renomado ilustrador Fendy Silva fez uma pintura realista para representar o momento e as personalidades que fizeram parte daquela noite que revolucionou o esporte em Minas Gerais.

O documentário foi gravado ao longo do mês de agosto, com filmagens de Luciano Santos e apresenta um contraste da cidade atual com o que o município era a 100 anos. Inclui leituras de textos da época feitas pelo locutor Marco Bola e a participação de um total de 11 entrevistados com relevantes depoimentos sobre os diversos assuntos relativos ao panorama da cidade em 1925. 

Entre eles os historiadores Roberto Tereziano, Hugo Pontes, Antônio Carlos Lorette, Jussara Marrichi, Haroldo Gessoni e Iuri Biagioni Rodrigues. Há também depoimentos do médico Mário Krugner e do padre Donizetti Brito. O colecionador Demis Castilho mostra em detalhes o popular carro Ford muito utilizado em Poços em 1925 e o pesquisador Sérgio Fernandes faz uma demonstração do funcionamento da saudosa câmera lambe-lambe, popular nas praças e jardins. Além da vendedora Thaynara Alves que revela os atrativos dos principais queijos comprados por turistas no mercado municipal em 1925.

O espectador irá conhecer onde ficavam as casas dos principais fundadores da Caldense e ver em detalhes as mansões do Coronel Christiano Osório de Oliveira, benfeitor da Veterana. Inclusive sua residência em São João da Boa Vista, que sediou uma reunião que foi o embrião para a fundação da Caldense.

Todas as informações para a superprodução foram retiradas de jornais da época, incluindo os exemplares dos periódicos poços-caldenses Vida Social e A Justiça, além de jornais de São Paulo e Rio de Janeiro que publicaram matérias específicas sobre Poços. Outra fonte importante foi o livro “Uma Estação em Poços de Caldas”, publicado em 1925 por Carlos da Maia, visitante que passou dois meses na cidade naquele ano e relatou suas impressões sobre o município. O material tem como foco principal a cidade em si e servirá como introdução para o livro contando a história da Caldense ano a ano, que será lançado em breve. 

O documentário é imperdível para todos que queiram conhecer a história da cidade a fundo e entender em que cenário surgiu a Caldense. Uma viagem no tempo. Vale a pena!

SERVIÇO:
Título: A Poços de Caldas de 1925 e o contexto da fundação da Caldense
Gênero: Documentário
Duração: 1h33
Lançamento: Dia 07/09 às 17h30
Onde assistir: YouTube da TV Caldense ou no canal aberto da TV Poços 21.1 HD

SCREENPLAYS: