As equipes de basquete da Associação Atlética Caldense tiveram mais um dia de resultados positivos na terceira edição do National Cup NBA Basketball School. As categorias feminino Sub-15 e masculino Sub-13 e Sub-15 venceram seus compromissos nesta segunda rodada da competição, reforçando a boa campanha do clube no torneio, realizado na sede da Caldense.
A primeira vitória do dia veio pela manhã, no Ginásio XP Arena, com a equipe feminina Sub-15, que superou o Recanto Basketball por 34 a 18. À tarde, na quadra principal do Ginásio Dr. Ronaldo Junqueira, foi a vez do time masculino Sub-15 derrotar o Band Basquete por 54 a 25. Encerrando a programação da equipe alviverde, o Sub-13 masculino venceu o NBA Arena por 41 a 23, novamente no Ginásio XP Arena.
Após o triunfo da categoria Sub-13, o técnico Otávio Troyano destacou a evolução da equipe ao longo da competição, mesmo diante da ansiedade natural dos atletas. “Percebi que ainda existia um pouco de nervosismo dentro de quadra. Neste segundo jogo, alguns meninos que não haviam atuado na estreia tiveram a oportunidade de jogar e isso deixou a equipe um pouco mais inconstante, o que é absolutamente normal. O importante é que estamos construindo confiança a partir das vitórias. Agora teremos um confronto muito importante hoje, terça-feira (07), que provavelmente definirá as primeiras colocações da chave. Precisamos entrar concentrados, mas fico muito feliz com o desempenho dos meninos e, principalmente, por vê-los se divertindo. Isso é o mais importante”, disse Troyano.
Além do desempenho dentro de quadra, a competição também proporciona momentos especiais para familiares dos atletas. Entre os torcedores presentes estavam Thiago Guigiarelli e Paula Erdi Mesquini Guigiarelli, pais do jogador Pedro Erdi Mesquini Guigiarelli, do Sub-13.
Para eles, acompanhar de perto a participação do filho no torneio já se tornou uma tradição. “É uma experiência muito especial. O National Cup reúne toda a família. Eu, inclusive, tirei férias do trabalho para estar aqui durante toda a semana. Fazemos esse planejamento com um ano de antecedência, porque para ele é algo inesquecível e nossa presença dá ainda mais segurança. Como pais, é emocionante viver tudo isso. O evento já faz parte do calendário da nossa família e, quando termina uma edição, já começamos a nos organizar para a próxima”, disse o pai emocionado com o filho MVP da partida.
O National Cup também representa uma conquista para a arbitragem local. Pela primeira vez, os poços-caldenses Tiago Alves de Gouveia e Uriel Henrique Conde Maria integram o quadro oficial de árbitros do torneio.
Segundo Tiago, a participação dos profissionais da cidade representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos. “Nas edições anteriores, a arbitragem era formada apenas por profissionais da Federação Paulista. Neste ano conquistamos espaço no quadro oficial do National Cup, o que valoriza os árbitros de Poços de Caldas. Esse crescimento é resultado dos investimentos realizados pela Caldense e pelas ligas no desenvolvimento da arbitragem. Para nós, é uma oportunidade muito importante”.
Uriel também destacou o aprendizado proporcionado pelo campeonato. “É uma oportunidade excelente. São muitos jogos e equipes de diferentes estados, além da convivência com árbitros de nível nacional, que atuam no NBB e na Liga de Basquete Feminino. Essa troca de experiências contribui muito para nosso desenvolvimento profissional e valoriza a arbitragem da cidade”, disse o árbitro.
A terceira edição do National Cup NBA Basketball School prossegue até o próximo dia 12 de julho, movimentando toda a estrutura esportiva da Associação Atlética Caldense com dezenas de partidas e atividades voltadas ao desenvolvimento técnico e humano dos jovens atletas.
Considerado um dos maiores torneios de basquete de base do Brasil, o evento reúne 36 equipes de escolas licenciadas da NBA Basketball School, representando seis estados brasileiros. Além das disputas em quadra, a competição promove integração entre atletas, treinadores, árbitros e familiares, fortalecendo os valores esportivos e contribuindo para a formação das futuras gerações dentro e fora das quadras.
TIMES
SUB-13 MASCULINO
TÉCNICO: Otávio Troyano
AUX. TÉC.: Enzo Martins
ATLETAS
Adryan Leandro Silva Custódio
Vitor Junqueira Batiston
Henrique Galharde Dussarrat Brito
Miguel Henrique Ribeiro
Eduardo de Figueiredo Ferreira
Giovanni Salles Silva
Guilherme Biscaia de Paula
Gabriel Santos Marques Evangelista
Lucas Ribas de Oliveira Machado
Caetano Figueiredo Salles
João Miguel Ferreira Vieira
Pedro Guigiarelli
Vitor Fonseca de Oliveira
Otto Alvisi Garcia
SUB-15 MASCULINO
TÉCNICO: Otávio Damião
AUX. TÉC.: Samuel de Freitas
ATLETAS
Gustavo de Oliveira Gomes
Pedro Henrique Leão Barros
Antônio Garcia Gatto de Camargo
Pietro Luís Gaspar de Paula
Matheus Camargos de Brandão e Marçall
Pedro Miguel Nicácio Terra
Affonso Celso Guedes de Oliveira
José Miguel Leal Diniz
Gustavo Henrique Giacchetta
Theo Theller Silva Valentim
Enzo Emanoel Nicolas Oliveira Silva
Bruno Squarsado Tófoli
Bruno de Ávila Camilo
Arthur Rocha Pellachin
João Vitor Nogueira Viana dos Santos
SUB-15 FEMININO
TÉCNICO: Júlio de Freitas
AUX. TÉC.: Letícia Costa
ATLETAS
Roberta Porta
Lorena Prado de Souza
Manuella Rodrigues Elias
Ângela de Paiva Fernandes
Olívia Mucciarone de Lima
Valentina Crivelari Schimittel
Maria Fernanda da Silva Lima Marciano
Isabelle Ortega
Giovanna Vasconcelos de Freitas
Marcela Aparecida Pereira Barbosa
Izabella Porto Matos
Marcela Rodrigues Pavan
Sofia Braído
Milla Alves Dias
Heloísa Batiston Rosa











