No dia 2 de agosto de 2026, o cenário da Serra da Mantiqueira foi palco da prova Ataque ao Pico do Gavião 2026. Conhecida como uma das corridas de montanha mais desafiadoras da região, a corrida reuniu cerca de 400 atletas determinados a superar os limites do próprio corpo em um cenário de tirar o fôlego.
A Caldense foi representada pela associada do clube, Marina Rufino, que ficou em 3º lugar geral, e pela colaboradora Deusa Cristina, que finalizou a competição no 3º lugar de sua categoria.
A largada aconteceu em Águas da Prata (SP). Logo nos primeiros quilômetros, os corredores deixaram o asfalto para trás, entrando em estradas rurais e trilhas que cruzaram a divisa do estado em direção a Andradas (MG). Foram 21 km trajeto, onde as atletas enfrentaram subidas constantes e um trecho final extremamente íngreme.
O objetivo principal era alcançar o topo do Pico do Gavião, situado a 1.663 metros de altitude. Ao cruzarem a linha de chegada, a vista panorâmica de 360 graus das montanhas da Mantiqueira, recompensaram o esforço de cada passada.






