A Caldense enfrentou o Sobradinho-DF pela quinta rodada da fase de grupos da Série D 2019 na tarde deste sábado (01) no Ronaldão e venceu por 1 a 0, com gol de Mariotto e chegou aos 13 pontos. Como o Vitória venceu a Portuguesa-RJ por 2 a 0, a Veterana garantiu matematicamente a classificação para a próxima fase em primeiro lugar no grupo A12.
Logo no início do jogo, aos 2 minutos, a Caldense teve sua primeira chance. Denilson enfiou bola para João Victor, que bateu cruzado para bela defesa de Léo Rodrigues. Aos 11 o Sobradinho arriscou em cobrança de falta forte com Filipe Cirne e jogou para fora. Aos 15 Franklin cometeu falta dura pela esquerda e levou amarelo. Na cobrança, bola alçada na área e Leandro Aguiar cabeceou por cima.
A partida seguia fraca tecnicamente, com alguns erros de passe. Os dois times tentavam atacar, mas não encontravam espaço. Até que Mariotto recebeu bom lançamento, mas o goleiro estava esperto e antecipou o centroavante alviverde.
No contra-ataque os visitantes chegaram com Dedé, que bateu cruzado por cima do travessão. Depois, em mais uma cobrança de falta frontal, Andrei Alba buscou o ângulo e mandou fora. Antes de a etapa inicial acabar, Lucas Silva tentou de longe e a bola subiu. Em seguida a equipe do Distrito Federal mandou um chute do meio da rua para defesa segura de João Paulo.
Na etapa complementar a Veterana voltou modificada. Bruninho entrou no lugar de Leleco. Aos 6, João Victor fez grande jogada pela esquerda, levou para o fundo e cruzou na medida para Bruninho, que cabeceou tirando tinta do travessão. Momentos depois a jogada se repetiu e o meia do Verdão jogou por cima.
Os times apostavam nos chutes de longe. O Sobradinho tentou com Leandro Aguiar, posteriormente foi a vez da Caldense, com Lucas Silva. Entretanto as finalizações foram fracas e fáceis para os arqueiros. Aos 17 a Caldense trocou passes até a bola chegar na direita com Gabriel Tonini. Ele cruzou para a área, a zaga desviou de cabeça e Mariotto, esperto, foi oportunista no segundo pau e só completou de canhota para abrir o placar.
Aos 33, Mariotto, no meio do campo, viu o goleiro adiantado e quase fez um golaço de cobertura. Logo depois Dedé cometeu falta dura um Lucas Silva e foi expulso. As coisas pareciam ficar mais fáceis para a Veterana, quando o volante Franklin cometeu falta na meiúca, recebeu o segundo amarelo e consequentemente o vermelho.
Na sequência o lateral-esquerdo também levou amarelo, seu terceiro na competição e irá desfalcar a equipe na próxima rodada. O jogo ficou dramático. Já nos acréscimos, o atacante João de Deus soltou uma bomba, João Paulo resvalou e a bola carimbou o travessão. Não havia tempo para mais nada. Caldense venceu por 1 a 0, foi a 13 pontos, garantiu a classificação para a segunda fase e a liderança do grupo com uma rodada de antecedência.
A Veterana volta a campo no próximo domingo às 18 horas contra a Portuguesa-RJ em São Januário, no Rio de Janeiro, para a última rodada da fase de grupos da Série D.
Ficha técnica Caldense 1 x 0 Sobradinho-DF 01/06/2019
Caldense: João Paulo, Gabriel Tonini, Guilherme Martins, Morais, Rafael Rosa (Lucas Mufalo), Franklin, Lucas Silva, Leleco (Bruninho), Denílson (Artur), João Victor e Mariotto. Técnico: Marcus Paulo Grippi.
Sobradinho-DF: Léo Rodrigues, Dede, Jailton, Hyago, Robinho (Ferrari), Kaka, Werick (João Manoel), Andrei Alba, Murillo, Filipe Cirne, Leandro Aguiar (João de Deus). Técnico: Paulo Pereira.
Gol: Mariotto 17’ 2º T
Cartões amarelos: Franklin, Rafael Rosa (Caldense) / Filipe Cirne (Sobradinho-DF)
Cartões vermelhos: Dedé (Sobradinho) / Franklin (Caldense)
Árbitro: Dagoberto Silva Modesto
Auxiliares: Natal da Silva Ramos Junior e Washington Sousa Monteiro
Público: 372 pagantes e 584 presentes
Renda: 4.895 reais
Motivo: 5ª rodada da fase de grupos da Série D 2019
Local: Ronaldão